Apesar de serem setores que sempre mudam e se atualizam, a publicidade e o marketing imobiliário deram um salto quântico nos últimos anos, principalmente nos últimos 2 anos, empurrado pela pandemia do Coronavírus e a obrigatoriedade da transformação digital.
Nesse texto listei as principais mudanças que pude ver e compreender, atendendo imobiliárias e construtoras pela Emídia, uma das principais agências de marketing imobiliário do Brasil.
Há algum tempo atrás, posso dizer cerca de 3 anos, anunciar através do marketing digital era um grande diferencial.
Nem todas as empresas anunciavam, e as poucas que faziam isso de forma bem feita e estratégica, se destacavam rapidamente.
Aí veio a pandemia e empurrou todo mundo para o digital, e agora todo mundo anuncia, até sua vizinha que vende brigadeiro gourmet.
Seu corretor(a) inclusive está dando um jeito de aprender isso sozinho e anunciar.
Meu sócio Diogo Garcia costuma dizer que o marketing digital precisa fazer parte do seu modelo de negócio, e que não existe imobiliária fora do mundo digital.
Então anunciar deixou de ser diferencial, e o que se tornou diferencial agora é o que (qual mídia) você anuncia.
Sim, mídia! Pois pegar a imagem padrão do empreendimento “X” e anunciar, todas as imobiliárias e corretores irão fazer.
Então o jogo passou a ser a diferenciação na mídia, e a estratégia que usamos na abordagem, na imagem, e no texto.
Analisando toneladas de dados de marketing que geramos todos os dias, eu pude provar e comprovar que vídeo performa muito melhor que qualquer outro tipo de mídia.
As pessoas gostam de vídeo, redes sociais como o Instagram estão dando foco nos vídeos, a rede social mais usada no mundo é de vídeo (YouTube), e você consegue explicar mais coisas em 15 segundos de fala do que em uma postagem comum imagem e quilometros de texto.
No vídeo você pode trabalhar com vários gatilhos e emoções, mesmo em pouco tempo.
Já em uma imagem, você sempre terá que escolher uma ideia central, e uma proposta única de emoção.
Mas para quem ainda não tem força de produção de vídeo, calma. Nem tudo está perdido.
Olhando esses mesmos dados de marketing, posso dizer que depois do vídeo, os carrosséis com pelo menos 3 imagens performaram bem melhor que imagens avulsas, e pouco abaixo dos vídeos.
E qualquer designer freelancer, ou até você mesmo através de um programa gratuito como o Canva irá conseguir produzir carrosséis.
Outro ponto muito importante que ganhou destaque em 2021 foi o atendimento, que já defendo há alguns anos.
Atender de forma rápida e personalizada se tornou mais do que nunca um diferencial para as imobiliárias e corretores.
O lead que chegou no seu CRM ou na sua caixa de e-mails, também chegou para outras 3 ou 4 imobiliárias.
Se você não atender rápido, e de forma eficiente, você vai perder o que chamamos de janela de oportunidade, e outra imobiliária vai fazer isso na sua frente.
Essa eficiência de atendimento foi resolvida por muitas empresas de destaque no Brasil com a criação de uma secretaria de vendas, ou de um setor de pré-atendimento.
Existem vários cases de sucesso, e sistemas próprios para esse tipo de trabalho, como o Imobi Sales.
Tão importante quanto atender rápido, é entender o lead antes de tentar agendar uma visita.
Por isso, a qualificação do lead se tornou um dos principais fatores de sucesso dentro de imobiliárias com alta performance em vendas.
Vou trazer um dado que acredito que você ainda não saiba, mas 80% das vendas realizadas para leads gerados através da internet acontecem em um imóvel diferente do que aquele que o lead chegou na sua empresa.
O “entender para atender” se tornou mais que importante, e é por isso que a fase de diagnóstico é tão pregada e ensinada nos dias de hoje.
Os lançamentos tiveram um grande destaque em 2021, principalmente os de terrenos de alto padrão.
A pandemia e o isolamento trouxeram a necessidade de espaço para as pessoas mais do que nunca.
Os publicitários e profissionais de marketing que conseguiram entender esse jogo, e que conseguiram transformar lindos pastos verdejantes em algo tangível e desejável, tiveram muito sucesso no último ano.
Nesse último ano também ficou claro a importância de se anunciar no Google (rede de pesquisa, rede de display e YouTube).
Isso porque anunciar no Facebook (e Instagram) é algo comum e bem difundido no mercado imobiliário, e podemos dizer que qualquer corretor pode clicar no botão “promover” ou “turbinar a publicação”.
Outro ponto é que o usuário da rede social está lá para ver pessoas, e não imóveis, fazendo com que a qualidade do lead que você recebe, e que o nível de consciência dele sobre a decisão de comprar ou alugar seja muito baixa.
Já o usuário que entra no Google e digita “preço de apartamento de 3 quartos na Vila Mariana” tem intenção de compra, tanto que digitou exatamente o que ele quer na busca do Google.
Se você ainda não anuncia para esses usuários, você está perdendo muito dinheiro.
Sobre as tendências de marketing para 2022, falei sobre isso dias atrás em uma postagem no Instagram, mas pretendo escrever algo bem mais completo em breve.
Para finalizar, não poderia ficar de fora o “metaverso”.
Acredito que você esteja vendo recorrentemente matérias falando sobre a venda de terrenos e imóveis no metaverso.
Sim, isso é uma super tendência para o futuro, mas não para 2022.
O que vemos hoje é como se fossem aqueles “carros conceito” do salão do automóvel em São Paulo.
É claro que existem entusiastas que já estão investindo nisso, mas dizer que o mercado imobiliário vai migrar para isso agora ainda é muito cedo.
E não, eu ainda não comprei meu 1º terreno virtual.