Ao construir uma marca pessoal, entender a diferença entre branding e marketing é essencial para criar uma presença que realmente impacte. Muitas empreendedoras se concentram em estratégias de marketing para gerar visibilidade, mas esquecem que o branding é o que mantém essa atenção no longo prazo.
O branding da sua marca pessoal é sobre quem você é e como deseja ser percebida. Ele abrange seus valores, sua missão e o sentimento que você desperta nas pessoas que entram em contato com você. É como criar uma identidade autêntica que se torna irresistível para quem a conhece. Se o marketing é a forma de atrair as pessoas para conhecerem seu trabalho, o branding é o que faz com que elas se lembrem de você e desejem seguir o que você oferece.
Já o marketing, no contexto da sua marca pessoal, são as estratégias práticas que você usa para divulgar essa identidade. Pode ser através de posts nas redes sociais, campanhas de e-mail ou eventos presenciais. Enquanto o marketing comunica suas mensagens e aumenta sua visibilidade, o branding define a essência dessa comunicação, alinhando-a aos seus valores e garantindo que seu público veja você como uma autoridade no seu nicho.
Investir em branding é o que vai garantir que você não seja apenas mais uma voz no mercado, mas a voz que as pessoas procuram. Uma estratégia de marketing pode trazer reconhecimento, mas é a consistência do branding que transforma esse reconhecimento em confiança e desejo de se conectar com você. Em outras palavras, branding é o que faz sua marca pessoal ser inesquecível; marketing é o que a coloca em destaque.
Fiorella Pomar
capacitando corretores ao 1 com autoridade e posicionamento
120 milhões em vendas
Mentora e Palestrante
CEO @fiorellaimoveis @podcastimob