Você mandou mensagem ou ligou por diversas vezes e o cliente simplesmente “sumiu”?
Até quando nós, corretores, podemos insistir neste lead?
Eu sempre falo para os corretores da minha equipe o quanto uma boa estratégia de follow-up é necessária.
Afinal, se o cliente lhe respondeu uma única vez e demonstrou interesse é essencial que você mantenha-o na base de dados ativos, especialmente nos primeiros meses.
E por que eu digo isso?
Sabemos que a venda de imóveis exige uma maturação no processo de compra do cliente. É muitíssimo raro um corretor apresentar um imóvel em um dia e logo no próximo, fechar a venda.
Então o que vai nos guiar nessa estratégia de follow-up, ou como eu costumo dizer, “estratégia de recuperação de clientes”?
O primeiro passo é manter a paciência para se comunicar com esse cliente. O processo pode durar 1 semana, ou até mesmo, 4 ou 5 meses até a decisão de compra (ou não).
O que eu sempre insisto em dizer é que não podemos ser “chatos”, devemos sim entender o momento de deixar de persistir. Mas antes de chegar neste estágio, o follow-up vai direcionar o caminho!
2 dicas para você seguir:
Impacte o cliente em canais diferentes, como por exemplo: Envie um conteúdo de valor apresentando as áreas do imóvel para o e-mail do cliente. Faça também conteúdos envolventes na rede social e se certifique de que o cliente esteja lhe seguindo (isso é muito importante).
Simplifique o processo. Desde o primeiro atendimento, anote quantas vezes você teve contato com o cliente. Faça um autoavaliação da negociação, se pergunte se aquela oferta que ofereceu a ele estava realmente condizente com o que foi pedido. Se não é o caso, entre em contato novamente com uma nova abordagem e uma proposta diferente.