Olá Corretor, hoje vou falar sobre Gatilhos Mentais. Você sabe o que é, e para o que serve?
Gatilhos mentais, são informações isoladas, que provocam reações automáticas. Isso acontece porque todas a nossas decisões são tomadas primeiro no nosso inconsciente.
Nós seres humanos temos 2 lados do cérebro, o lado racional e o lado emocional. Apenas 10% do tempo usamos nosso lado racional. Em 90% do tempo usamos nosso lado emocional, pois é mais rápido e gera pouco esforço para nosso cérebro.
Pode parecer estranho, mais na realidade existem um número enorme de decisões que o nosso cérebro realiza por dia, sem “informar” a nossa consciência. Nosso cérebro não gosta de fazer esforço, ele sempre vai trabalhar “fazendo o mínimo” possível.
No nosso sistema nervoso, existe um mecanismo de filtragem para validar as nossas escolhas. É neste momento que entram os gatilhos mentais. São eles que nos ajudam no fechamento da negociação.
Vamos destacar alguns gatilhos, que o ajudarão a reter e vender para o seu cliente:
- Reciprocidade – Esse gatilho é grandioso e deve ser usado em todo tipo de negócio. É muito simples, ele acontece quando alguém fornece algo gratuito e nos sentimos na obrigação de retribuir. Você corretor, pode fornecer para o seu cliente conteúdo do seu mercado e tirar dúvidas. Tenha a reciprocidade como um hábito, ela gera frutos pra você e para o seu negócio. Quando possível compre do seu cliente. Gere VALOR ao seu cliente.
- Prova social – Uma forma de tomar decisões é observar o que os outros estão dizendo ou fazendo. Nós somos muito influenciados por outras pessoas. Já percebeu que estando em uma rua onde tem 2 restaurantes, se um estiver com poucas pessoas e outro estiver com uma fila para entrar, automaticamente vem na sua mente que o restaurante que está com fila é melhor que o outro. Assim como no exemplo do restaurante, o seu cliente comprador ou vendedor, está de olho em você, quando você posta um depoimento de um cliente satisfeito, automaticamente você gera o gatilho da prova social. Então sempre que puder pegue depoimentos dos seus clientes, em vídeo ou texto. Quanto mais depoimentos você tem nas suas redes sociais, mais credibilidade você gera.
- Relacionamento – Pessoas gostam de pessoas! Seja você, não tente copiar ninguém, conte a sua história, mostre quem é você no dia a dia. E o mais importante, não entre em contato com o seu cliente somente quando você quer vender, construa relacionamento. NADA vende mais do que RELACIONAMENTO.
- Autoridade – Se você quer ser reconhecido no mercado que você atua, você precisa se posicionar como uma autoridade no seu nicho de atuação. As pessoas sempre querem ser atendidas pelos melhores. Para usar esse gatilho é preciso mostrar que você entende sobre o produto que se propôs a vender. Por isso estude muito.
- Escassez – É do ser humano, dar mais valor a coisas que estão menos disponíveis. Esse gatilho pode ser usado quando você tem uma oferta única, que seja realmente especial, nunca minta para o seu cliente. Frases como “tempo limitado”, “oferta única”, “poucas unidades”, “só até amanhã”, ativam esse gatilho no nosso cérebro.
- Novidade – As pessoas adoram novidades, as empresas de celular, automóvel e tecnologia, usam desse gatilho de forma recorrente. Sempre que um novo produto chega, com novas funções e tecnologias, as pessoas desejam comprar aquele produto. Como esse gatilho pode ser usado no nosso negócio? Toda semana faça o lançamento de uma nova captação realizada, coloque esse imóvel em destaque nas suas redes socais, usando de fotos e vídeos para atrair mais possíveis compradores.
- Dor – Já ficou comprovado que as pessoas se preocupam mais em se afastar do sofrimento do que obter satisfação. Então, se você quer vender, você precisa entender qual a DOR do seu cliente, oferecendo-lhe produtos que solucionem o seu problema. Apresente seu produto como a resolução definitiva da dor do cliente, e só depois relacione o seu produto ao prazer e felicidade.
Todos esses gatilhos são indispensáveis para que você tenha resultados nas suas estratégias de vendas e marketing. Lembrando que os gatilhos são formas de persuadir, portanto use sempre com muita ética!
Espero ter ajudado!