O comprometimento de renda é um dos fatores mais importantes na avaliação do financiamento imobiliário. Ele se refere à porcentagem da renda mensal do cliente que será destinada ao pagamento das prestações do financiamento.
Os bancos e instituições financeiras utilizam o comprometimento de renda como um indicador da capacidade do cliente de arcar com as parcelas do financiamento de forma confortável, sem comprometer o seu orçamento. Geralmente, o limite de comprometimento de renda estabelecido pelas instituições é de 30% sobre a renda mensal.
Quando o comprometimento de renda é elevado, isso pode gerar preocupações para o banco quanto à capacidade de pagamento do cliente. Nesses casos, o risco de inadimplência pode ser considerado alto, o que pode resultar na negativa do financiamento.
Para identificar o comprometimento de renda considerado pelo banco o cliente pode acessar o Registrato do SCR BACEN (Sistema de Informações de Créditos do Banco Central) extraindo o relatório visando revisar e se possível reduzir seus comprometimentos, que engloba inclusive compras parceladas no cartão de crédito, pois algumas pessoas erroneamente acham que impacta apenas empréstimos e financiamentos de veículos.
Vale ressaltar que a base do SCR BACEN no sistema da Caixa é de dois meses anterior ao mês vigente da avaliação, atualizado mensalmente.
Por outro lado, não significa que ter comprometimento de renda é impeditivo para aprovação do crédito. Mesmo que tenha comprometimento o ideal é sempre realizar a avaliação de crédito, pois o sistema leva outros pontos em consideração como histórico de crédito, pontuação no sistema do banco que podem resultar em aprovação.
Profissional certificado Especialista em Crédito Imobiliário. Possui MBA em Gestão de Processos e mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e imobiliário, principalmente como Correspondente Bancário.