A análise técnica do empreendimento geralmente é a primeira etapa da análise de viabilidade, é onde a equipe de profissionais da parte técnica analisa a concepção inicial se ela já foi adotada, analisa as informações da área e fatores como localização, questões ambientais e geotécnicas, características do entorno, restrições, questões relativas à legislação local, a análise de documentações e outras variáveis distintas que cada empreendimento possuí.
Por exemplo, em uma área onde o entorno já possuí loteamentos residenciais, é mais viável a construção de mais residências ou de um empreendimento misto comercial e residencial que atenda aos moradores da vizinhança e onde eu consiga agregar um valor diferenciado? Partindo de uma concepção mista a legislação da área onde é previsto o empreendimento permite esse tipo de empreendimento? As restrições ambientais me limitam de alguma forma?
Esses e muitos outros fatores são analisados nessa etapa por profissionais como arquitetos, engenheiros civis, ambientais e sanitaristas, topógrafos e outros profissionais se houver necessidade, pois cada projeto possui suas variáveis técnicas e é nessa fase que esses profissionais averiguam o que realmente pode ser executado, de que forma e como, por quem e qual o custo estimado para execução de todo empreendimento.
São várias etapas dentro da viabilidade de um grande empreendimento imobiliário que cumpridas com atenção podem tanto potencializar seus resultados de forma extraordinária como podem evitar grandes perdas de capital.