E agora corretora? Como voltar à vida normal em meio ao caos.

Aos poucos, o mercado imobiliário está voltando com a reabertura das imobiliárias e plantões de vendas e com isso, exige mais atendimentos e trabalho presenciais. Sabemos que uma das últimas atividades que será retomada é a escolar, e é aí que complica. Como fica a vida das mães profissionais do mercado imobiliário que precisam trabalhar, mas também dar suporte aos filhos que estão em casa?

 

Mulheres têm mais ansiedade na quarentena com filhos e trabalho

 Conforme estudo de duas universidades britânicas, mulheres tem índices mais altos de ansiedade e estresse por causa da pandemia e “pode ter relação com os malabarismos para conciliar a educação dos filhos com o trabalho, além de ter outras pressões, demandas e preocupações”, segundo a professora de psicologia da saúde Kavita Vedhara, que está à frente da pesquisa, ao “HuffPost UK”.

 

O desafio do novo home office

 A pandemia nos trouxe a necessidade de se adaptar e reinventar a forma de trabalhar tornando realidade o home office que já era apontado como uma grande tendência e que já era muito praticado pelas corretoras de imóveis que buscam na profissão a flexibilidade para conciliar maternidade e carreira. Porém, o grande desafio que os novos tempos trouxe foi ter um dia de home office produtivo enquanto a vida ativa dos filhos acontece no mesmo ambiente e nesse novo cenário temos crianças que não entendem que a mãe está presente, porém não disponível naquele momento, brincando e gritando como fundo musical de uma ligação com o cliente ou até mesmo invadindo reuniões online. E quer saber de uma coisa: está tudo bem. É o que tem para hoje (e talvez ainda por um bom tempo)!

 

Por onde começar?

 A tarefa de encontrar o equilíbrio entre o trabalho presencial e online vai depender muito de fatores individuais como idade dos filhos, rede de apoio com quem contar, proximidade da casa com o trabalho, entre outros. Mas, há algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo de retomada:

  • Mindset positivo – Para começar, se livre das culpas maternas, como por estar presente no mesmo ambiente, mas não estar disponível quando se está no home office, ou por precisar deixar o filho em casa para ir trabalhar. Reconheça o poder de estar bem com você mesma e com as suas escolhas, para estar bem com quem convive com você.
  • Organização – Planeje antes de executar. Identifique quais as atividades que você consegue produzir melhor no home office e as tarefas que exigem mais de você para os dias de trabalho presencial e analise quais precisam de mais tempo e concentração para se dedicar quando os filhos não estiverem por perto.
  • Foco – Defina as suas prioridades do dia ou da semana para não se perder em meio a tantas novas demandas que surgirão com o aumento do trabalho presencial.

 

O ponto principal

Não é por acaso que a pesquisa mostra que as mulheres têm mais propensão à ansiedade e estresse nessa nova realidade que estamos vivenciando. O lado maternal da mulher faz com que esteja sempre preocupada em cuidar dos outros e muitas vezes acaba esquecendo o auto cuidado.

Tenha a sua própria válvula de escape e tire um tempo só para você, para se nutrir de momentos que te façam bem, assim terá mais clareza para encontrar a melhor forma de gerir seu tempo entre o online e presencial, profissional e maternal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress