Aos poucos, o mercado imobiliário está voltando com a reabertura das imobiliárias e plantões de vendas e com isso, exige mais atendimentos e trabalho presenciais. Sabemos que uma das últimas atividades que será retomada é a escolar, e é aí que complica. Como fica a vida das mães profissionais do mercado imobiliário que precisam trabalhar, mas também dar suporte aos filhos que estão em casa?
Conforme estudo de duas universidades britânicas, mulheres tem índices mais altos de ansiedade e estresse por causa da pandemia e “pode ter relação com os malabarismos para conciliar a educação dos filhos com o trabalho, além de ter outras pressões, demandas e preocupações”, segundo a professora de psicologia da saúde Kavita Vedhara, que está à frente da pesquisa, ao “HuffPost UK”.
A pandemia nos trouxe a necessidade de se adaptar e reinventar a forma de trabalhar tornando realidade o home office que já era apontado como uma grande tendência e que já era muito praticado pelas corretoras de imóveis que buscam na profissão a flexibilidade para conciliar maternidade e carreira. Porém, o grande desafio que os novos tempos trouxe foi ter um dia de home office produtivo enquanto a vida ativa dos filhos acontece no mesmo ambiente e nesse novo cenário temos crianças que não entendem que a mãe está presente, porém não disponível naquele momento, brincando e gritando como fundo musical de uma ligação com o cliente ou até mesmo invadindo reuniões online. E quer saber de uma coisa: está tudo bem. É o que tem para hoje (e talvez ainda por um bom tempo)!
A tarefa de encontrar o equilíbrio entre o trabalho presencial e online vai depender muito de fatores individuais como idade dos filhos, rede de apoio com quem contar, proximidade da casa com o trabalho, entre outros. Mas, há algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo de retomada:
Não é por acaso que a pesquisa mostra que as mulheres têm mais propensão à ansiedade e estresse nessa nova realidade que estamos vivenciando. O lado maternal da mulher faz com que esteja sempre preocupada em cuidar dos outros e muitas vezes acaba esquecendo o auto cuidado.
Tenha a sua própria válvula de escape e tire um tempo só para você, para se nutrir de momentos que te façam bem, assim terá mais clareza para encontrar a melhor forma de gerir seu tempo entre o online e presencial, profissional e maternal.