O que você considera uma comunicação eficaz? Diferente do que se pensa, o bom corretor não é aquele que fala de mais, mais sim o que sabe ouvir e fazer perguntas. Uma boa comunicação pode fechar um grande negócio, enquanto uma má comunicação pode mandar esse negócio para o “ralo”.
A comunicação é um processo amplo, começa em nossos pensamentos, depois palavras, tom de voz, gestos e postura. Se na vida pessoal palavras ou atitudes podem ser mal interpretadas, imagine no mundo dos negócios. Por isso é tão importante ter uma comunicação assertiva.
Sempre digo aos meus colegas de profissão, não é o QUE fala, mais sim COMO FALA. Analise a quantidade de formas que você pode dizer a mesma coisa, e suas interpretações. Somos responsáveis pela nossa comunicação.
A PNL é um conjunto de métodos e comportamentos que permitem o desenvolvimento do potencial humano. Está correlacionada com a comunicação verbal e não verbal do indivíduo.
A aplicação da PNL, torna o seu atendimento único, pois quando o corretor considera os sentimentos e necessidades do cliente, o tratamento se torna mais humanizado. Nesse processo o cliente entende que o corretor o AJUDOU, cuidou de suas necessidades e por isso fara uma negociação bem sucedida. Esse atendimento resulta em uma maior satisfação do cliente e a fidelidade do mesmo. Tudo está baseado na EMPATIA.
Para criar conexão com o seu cliente, deixo aqui 4 dicas de PNL:
A primeira é o RAPPORT, estabeleça um elo com o cliente, chame ele pelo nome, una os seus gestos e posturas aos dele. Essa é uma técnica de espelhamento, que consiste em reproduzir de forma leve os gestos e o tom da fala do cliente. Dessa forma provoca nele um sentimento de reconhecimento, melhorando a comunicação e rompendo possíveis barreiras.
A segunda é PERGUNTAS, faça perguntas, só assim você vai entender a real necessidade do seu cliente. Quem faz as perguntas manda na negociação. Pergunte ao cliente sobre as suas expectativas, preferencias e dores. ENTENDA para atender. Só assim você poderá oferecer as melhores soluções para o seu cliente e ter controle sobre o atendimento.
A terceira é mostre a SOLUÇAO do problema para o cliente. Deixe claro que o seu produto pode solucionar as dores dele. Nesse momento o cliente precisa visualiza-lo como um AJUDADOR e não como um vendedor. Não queremos empurrar nada, queremos resolver o problema.
E a quarta, é técnica do “SIM” repetitivo, essa técnica é uma maneira de conseguir que o seu cliente concorde com você. Inicialmente deve-se condicionar a mente do cliente ao “sim”, fazendo perguntas obvias, onde você já sabe que a resposta será “sim”. Com a repetição, após seis vezes, a tendência de repetir o “sim” sem questionar é grande. O sim repetitivo, é uma forma de abrir portas, gerar confiança e realizar o fechamento do negócio.
Essas são algumas técnicas de PNL, que usadas com ética abrem portas para novos negócios. Espero ter ajudado!