Esse tema pode parecer algo muito simples e trivial, porém obter a excelência no atendimento é um grande desafio a ser superado pelas empresas.
Os clientes não desejam só comprar, mais sim interagir, criar vínculos, gerar relacionamento com a marca e com o vendedor. NADA vende mais do que relacionamento.
O bom atendimento é determinante para que você realize sua venda. Seja online ou presencial todo cliente deseja ser bem atendido.
Pensando nisso, segue algumas dicas para que você possa aplicar no seu negócio e encantar o seu cliente.
A primeira dica é estabelecer RELACIONAMENTO com o cliente, entenda para atender. Escute seu cliente e pergunte sobre as necessidades dele, sobre as preferencias e dúvidas. Questionar o cliente e ouvi-lo é fundamental nessa etapa. O melhor vendedor não é aquele que fala muito, mais o que sabe ouvir.
A segunda dica é traçar o perfil ideal do SEU cliente. Exemplo do “avatar” que você pode definir – “cliente de 40 a 55 anos, empresário, que tenham um estilo de vida saudável, que pratica atividade física, investidor”. Feito isso, você consegue focar todas as suas energias nesse tipo de perfil, a forma de comunicar nas redes sociais, os locais onde você vai buscar esse cliente. Cruzando todas essas informações para um atendimento ainda mais personalizado.
A terceira dica é ter EMPATIA, se colocar no lugar do outro, não tente “empurrar” qualquer produto para o seu cliente. Entenda qual a necessidade dele e qual tipo de produto que você vende que supre essa necessidade. Nessa etapa o cliente o verá como um solucionador de problemas e não como um vendedor.
A quarta dica é ter um atendimento ÁGIL, nos dias atuais as pessoas não têm paciência para esperar por uma informação ou produto. Quando o cliente entra em contato com você ou com a sua empresa ele quer agilidade, seja nas redes sociais ou de forma presencial, atender o cliente de forma assertiva e oferecer solução em um curto espaço de tempo fará toda a diferença no seu negócio.
A quinta dica é, gerar VALOR para o seu cliente. Aqui é o “pulo do gato”, no ramo imobiliário temos muitos “mostradores” de imóveis e pouquíssimos vendedores de excelência. Mostre para o seu cliente que você faz parte desse grupo seleto de profissionais diferenciados. Você pode fazer isso mostrando-se sempre pronto para tirar dúvidas e prestar consultoria para o seu cliente. Crie o habito de mandar mensagens com frequência para os seus clientes, e não só quando você quer vender. Você pode mandar mensagens com informações do mercado imobiliário, notícias sobre a economia do país e como isso impacta na vida do seu cliente. Resumindo, gerar conteúdo de relevância para o cliente, gera valor. Então invista um tempo na sua semana com esse propósito.
Concluindo, atender bem é sempre SUPERAR as expectativas dos clientes. Os benéficos de um bom atendimento são incalculáveis, os mais visíveis são o marketing boca a boca, onde você cria clientes que advogam a sua marca e te indicam.
Coloque em pratica todas essas dicas e verá a diferença nos seus resultados. Um grande abraço colega Corretor, espero ter te ajudado.