Linkedin: A construção sua marca profissional

Cada vez as mais pessoas estão conectadas em um mundo digital, onde as redes sociais ganham um cenário importante, tanto na maneira como as pessoas interagem, quanto a forma como elas nos percebem.

Tendo em vista a quantidade de redes sociais, uma delas ganha destaque quando o assunto é o profissionalismo, o LinkedIn.

Criada em Maio de 2003, a rede que é popular no meio corporativo, tinha o intuito de facilitar a conexão de empresas e profissionais, mas ao longo do tempo, percebeu-se outras possibilidades, como estruturação de um networking, criação de autoridade e mais do que isso, não se submeteu a tentadora tendência de divulgar assuntos pessoais, mantendo uma política séria de publicações com conteúdo profissionais e relevantes, cada um em sua respectiva área de atuação.

No mercado de trabalho, principalmente fora do Brasil, a plataforma é referência na seleção de candidatos e cada vez mais tem ganhado espaço nas terras tupiniquins.

Mas, como usar essa rede para a construção da sua marca pessoal? Como tirar o melhor proveito da rede em benefício próprio?

Estas e outras possíveis perguntas, tentarei responder e direcionar a melhor forma de se sair bem no LinkedIn.

 

Seu perfil, sua marca

Como você gostaria que as pessoas perceberem você? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a marca profissional de um indivíduo desempenha um papel fundamental na diferenciação e no reconhecimento, deixando evidente que muitas das percepções são baseadas na forma como nos “vendemos” nas redes.

No LinkedIn, utilize o espaço destacar suas habilidades, experiências, conquistas e claro, evite as seguintes ações:

  • Fotos pessoais
  • Fotos de óculos escuro, boné, camisetas de time ou que não estejam relacionadas com seu perfil profissional.
  • Não utilize a rede para dates
  • Evite comentários que possam ser vistos de forma negativa por outros usuários
  • Utilize linguagem apropriada e se atente às regras de português e gramática;

 

Crie laços interessantes

Como qualquer rede social, a ideia é aproximar as pessoas, entretanto, tenha cautela ao adicionar um desconhecido aleatoriamente, priorizando, quando o fizer, o envio de uma mensagem polida e que justifique o motivo da adição, como por exemplo:

Olá (fulano de tal), me chamo Sophia e gostaria de adicioná-lo a minha rede profissional, pois percebi que temos interesses em comum, podendo ser uma incrível oportunidade de fazer negócios juntos no futuro.

Atenciosamente, Sophia.

Utilizar a rede para compartilhar conteúdos relevantes é uma boa forma de angariar novos contatos, utilizando as métricas da plataforma à seu favor.

Vale lembrar que a rede ainda permite o compartilhamento do seu conteúdo, abrindo inúmeras possibilidades no futuro.

 

Compartilhe conhecimento

O LinkedIn não se limita apenas a conexões e vagas de emprego, mas ajuda você na visibilidade profissional ao permitir que você compartilhe seu perfil, experiências, realizações e conteúdos de seu expertise.

Além disso, você pode conectar-se com pessoas influentes na sua área, participar de grupos e interagir com conteúdos relevantes, aumentando assim sua exposição, oportunidades de networking e reconhecimento.

Sabendo da importância desta rede, pergunto, como está seu posicionamento profissional no LinkedIn? Responda aqui embaixo.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE SOPHIA MARTINS:

Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.

Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.

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