Cada vez as mais pessoas estão conectadas em um mundo digital, onde as redes sociais ganham um cenário importante, tanto na maneira como as pessoas interagem, quanto a forma como elas nos percebem.
Tendo em vista a quantidade de redes sociais, uma delas ganha destaque quando o assunto é o profissionalismo, o LinkedIn.
Criada em Maio de 2003, a rede que é popular no meio corporativo, tinha o intuito de facilitar a conexão de empresas e profissionais, mas ao longo do tempo, percebeu-se outras possibilidades, como estruturação de um networking, criação de autoridade e mais do que isso, não se submeteu a tentadora tendência de divulgar assuntos pessoais, mantendo uma política séria de publicações com conteúdo profissionais e relevantes, cada um em sua respectiva área de atuação.
No mercado de trabalho, principalmente fora do Brasil, a plataforma é referência na seleção de candidatos e cada vez mais tem ganhado espaço nas terras tupiniquins.
Mas, como usar essa rede para a construção da sua marca pessoal? Como tirar o melhor proveito da rede em benefício próprio?
Estas e outras possíveis perguntas, tentarei responder e direcionar a melhor forma de se sair bem no LinkedIn.
Como você gostaria que as pessoas perceberem você? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a marca profissional de um indivíduo desempenha um papel fundamental na diferenciação e no reconhecimento, deixando evidente que muitas das percepções são baseadas na forma como nos “vendemos” nas redes.
No LinkedIn, utilize o espaço destacar suas habilidades, experiências, conquistas e claro, evite as seguintes ações:
Como qualquer rede social, a ideia é aproximar as pessoas, entretanto, tenha cautela ao adicionar um desconhecido aleatoriamente, priorizando, quando o fizer, o envio de uma mensagem polida e que justifique o motivo da adição, como por exemplo:
Olá (fulano de tal), me chamo Sophia e gostaria de adicioná-lo a minha rede profissional, pois percebi que temos interesses em comum, podendo ser uma incrível oportunidade de fazer negócios juntos no futuro.
Atenciosamente, Sophia.
Utilizar a rede para compartilhar conteúdos relevantes é uma boa forma de angariar novos contatos, utilizando as métricas da plataforma à seu favor.
Vale lembrar que a rede ainda permite o compartilhamento do seu conteúdo, abrindo inúmeras possibilidades no futuro.
O LinkedIn não se limita apenas a conexões e vagas de emprego, mas ajuda você na visibilidade profissional ao permitir que você compartilhe seu perfil, experiências, realizações e conteúdos de seu expertise.
Além disso, você pode conectar-se com pessoas influentes na sua área, participar de grupos e interagir com conteúdos relevantes, aumentando assim sua exposição, oportunidades de networking e reconhecimento.
Sabendo da importância desta rede, pergunto, como está seu posicionamento profissional no LinkedIn? Responda aqui embaixo.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.