É comum vermos o mesmo imóvel anunciado por diversas imobiliárias, o que ocorre por uma distorção da realidade. A ilusão de que quanto maior o número de profissionais trabalhando com imóvel maior a probabilidade de venda, mas isso definitivamente não é verdade.
Outra anomalia que encontramos no mercado imobiliário nacional são proprietários que tentam vender por “conta e risco”, sem o auxilio de um profissional, ou pior, conta com profissionais anunciando o imóvel mas coloca placa de “direto com proprietário” na porta.
Essas práticas, embora pareçam vantajosas, na verdade não são, e ainda trazem diversos prejuízos para o proprietário, para o mercado e para os profissionais envolvidos.
Em vez de optar por quantidade e informalidade, o proprietário deveria focar em qualidade e profissionalismo.
A exclusividade, também denominada gestão de venda, gera comprometimento, estratégias de marketing eficazes e uma venda mais segura e valorizada. Cabe destacar que a exclusividade não irá limitar o alcance. Todos bons profissionais trabalham com rede de parcerias, o que significa dizer, que apesar de um profissional ficar responsável por toda logística de divulgação, atendimento e venda, diversos outros profissionais também estarão engajados na venda.
Advogado, pós-graduando em direito e negócios imobiliários pelo CESUSC, e consultor imobiliário com atuação em Imbituba e Garopaba, litoral sul catarinense.
OAB/SC 32.199
CRECI/SC 58.497-F
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