Os malefícios da venda imobiliária desorganizada: quando proprietários contratam várias imobiliárias e ainda vendem por conta própria

É comum vermos o mesmo imóvel anunciado por diversas imobiliárias, o que ocorre por uma distorção da realidade. A ilusão de que quanto maior o número de profissionais trabalhando com imóvel maior a probabilidade de venda, mas isso definitivamente não é verdade.

Outra anomalia que encontramos no mercado imobiliário nacional são proprietários que tentam vender por “conta e risco”, sem o auxilio de um profissional, ou pior, conta com profissionais anunciando o imóvel mas coloca placa de “direto com proprietário” na porta.

Essas práticas, embora pareçam vantajosas, na verdade não são, e ainda trazem diversos prejuízos para o proprietário, para o mercado e para os profissionais envolvidos.

 

1) Perda de Credibilidade e Confiança
  • Quando o mesmo imóvel é anunciado por várias imobiliárias, com preços e condições diferentes, o comprador desconfia.
  • A sensação de desorganização pode afastar interessados.

 

2) Desvalorização do Imóvel
  • Com muitos anúncios e placas diferentes, o imóvel passa a impressão de ser “encalhado”.
  • Isso pode levar compradores a oferecerem valores mais baixos, acreditando que há urgência ou dificuldade de venda.

 

3) Dificuldade de Controle e Atendimento
  • Proprietário precisa gerenciar várias visitas, corretores e propostas.
  • Pode gerar conflito de agendas, retrabalho e perda de oportunidades.

 

4) Desestímulo dos Profissionais Imobiliários
  • Corretores se sentem desmotivados a investir tempo, dinheiro e esforço em marketing para um imóvel que pode ser vendido por outra pessoa a qualquer momento.
  • Falta de exclusividade gera descompromisso de ambas as partes.

 

5) Riscos Jurídicos e de Segurança
  • Com várias pessoas tendo acesso ao imóvel e aos dados do proprietário, aumentam os riscos de golpes e invasões.
  • Falta de acompanhamento profissional pode levar a contratos mal redigidos e problemas na transação.

 

6) A Ilusão da Economia na Venda Direta
  • Proprietário acredita que vai economizar, mas sem experiência pode demorar mais para vender ou vender por valor inferior.
  • Corretores capacitados sabem negociar, valorizar o imóvel e proteger os interesses do cliente.

 

Em vez de optar por quantidade e informalidade, o proprietário deveria focar em qualidade e profissionalismo.

A exclusividade, também denominada gestão de venda, gera comprometimento, estratégias de marketing eficazes e uma venda mais segura e valorizada. Cabe destacar que a exclusividade não irá limitar o alcance. Todos bons profissionais trabalham com rede de parcerias, o que significa dizer, que apesar de um profissional ficar responsável por toda logística de divulgação, atendimento e venda, diversos outros profissionais também estarão engajados na venda.   

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR DESTE POST:

Roman de Avellar Mascarello

Advogado, pós-graduando em direito e negócios imobiliários pelo CESUSC, e consultor imobiliário com atuação em Imbituba e Garopaba, litoral sul catarinense.

OAB/SC 32.199

CRECI/SC 58.497-F

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