O mundo mudou e nós não podemos ficar estáticos. Vivemos a era da tecnologia, do mundo nas nossas mãos, da conectividade. Nunca se falou tanto nessa palavra conectividade.
E de fato vivemos conectados. Acordamos e já pegamos o celular pra olhar o tempo, a hora, a agenda, as notícias, as redes sociais. Não é assim?
No Brasil são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais e a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70%, uma das maior a do mundo. A região sudeste é a região do Brasil com maior taxa, quase 80% da população.
O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo. Veja as oito redes mais usadas no Brasil:
1 – Facebook
2 – YouTube
3 – WhatsApp
4 – Instagram
5 – Facebook Messenger
6 – LinkedIn
7 – Twitter
8 – Tik tok
As redes sociais seguem sendo instrumento para o marketing e fechar os olhos para elas só vai atrasar nossa jornada. Mas é agora? Eu sou tímido(a)!
Não gosto de expor minha vida em redes sociais. Não gosto de falar. Não gosto de câmeras. Como eu faço para quebrar esse gelo?
Analisando o mercado imobiliário eu entendo que quatro dessas redes tem ganhado bastante relevância e não é bom ficar de fora:
YouTube
Tik Tok
O Facebook e o Instagram a gente consegue trabalhar junto e trazer um material único. Basta analisar o público. O YouTube tem uma forma mais específica de conteúdo, mais longos
Já o tik tok atinge um público mais jovem, mais descontraído e tem crescido muito.
Mas uma coisa todos tem em comum: você precisa aparecer, falar, conectar. E como fazer isso se sou tímido(a)?
Vou te contar uma história: eu era muito tímida também e ainda sou.
A necessidade faz a gente se adaptar. Eu estou me adaptando, ainda não falo como gostaria, mas eu sigo fazendo e a experiência vai deixando o material produzido cada dia melhor.
Vamos então a algumas dicas para você, que assim como eu, não tem tanta facilidade de falar em redes sociais:
– seja você mesmo, seja autêntico. Não tente imitar alguém que você gosta se essa pessoa não retrata a sua personalidade;
– comece falando assuntos que você domina;
– tenha frequência na sua estratégia. Não adianta falar um dia e sumir um mês;
– não se preocupe com a perfeição. A ideia e se conectar com seu público, então quanto mais natural você for, mais vai se conectar;
– fique atenta a sua audiência e converse com ela;
– cada rede social tem um recurso próprio de comunicação, escolha a rede que você mais se sente à vontade e comece aos poucos, com frequência e constância.