Todos os dias, há oportunidades para focar mais atenção em eventos, situações ou atividades que fazem uma contribuição desproporcionalmente positiva para uma estratégia.
Ser um profissional estratégico é uma habilidade essencial para qualquer líder empresarial. Isso envolve fazer um conjunto coerente de escolhas para alcançar suas ambições ou objetivos. No entanto, praticar a estratégia pode ser desafiador, e desenvolver e implementar estratégias eficazes é notoriamente difícil. Às vezes, culpamos obstáculos organizacionais, como a microgestão, que diminui o entusiasmo por novas tentativas, incentivos que nos mantêm no status quo e a comunicação deficiente, que torna difícil saber onde focar.
Identifique as Ações que Importam
Todos os dias, há oportunidades para focar mais atenção em eventos, situações ou atividades que fazem uma contribuição desproporcionalmente positiva para uma estratégia.
Por exemplo, se você se sente sobrecarregada com pedidos e reuniões, mapeie uma semana ideal, refletindo suas preferências e responsabilidades. Isso pode incluir focar nos maiores clientes, iniciativas prioritárias e tempo para pensar. Faça mudanças substanciais no foco, delegue mais tarefas a outros e reduza o tempo gasto em reuniões não urgentes. Mais importante, sinta-se mais decisiva e produtiva.
Para isso, primeiro escreva a estratégia da sua equipe, incluindo como ela contribui para a estratégia da organização. Em seguida, selecione um período de tempo para focar, como a semana seguinte. Por fim, escreva as melhores ações que você poderia tomar (ou incentivar outros a tomar) em momentos críticos para aumentar as chances de sucesso da sua estratégia. Ao montar sua agenda ideal, reserve tempo para focar nessas ações impactantes:
Inclua tempo para estar visível com funcionários e stakeholders, bem como para as tarefas de governança que você não pode evitar, como aprovações e reuniões. Inclua um buffer para emergências e, sempre que possível, diga não a qualquer coisa que possa ser uma distração desnecessária.
Foque no Problema Mais Importante
Para cada um desses momentos, concentre-se no maior problema que precisa ser resolvido e considere como superá-lo contribuirá positivamente para os resultados estratégicos que você deseja alcançar.
Por exemplo, ao iniciar sessões com sua equipe, pergunte:
Essas perguntas simples e consistentes facilitam a contribuição de todos e mantêm o foco no que realmente importa.
Explore as Escolhas que Você Enfrenta
Em qualquer momento — uma tarefa, conversa, troca de e-mails ou reunião — existem mais opções sobre o que você pode fazer e como pode se comportar do que você pode perceber, e todas essas opções podem contribuir positivamente para a estratégia. Essa gama de opções está relacionada ao seu:
Domine as Capacidades Necessárias
Em cada um desses momentos, considere o que você precisa dominar para fazer a melhor contribuição possível. Pode ser uma nova maneira de pensar ou uma habilidade que você precisa demonstrar, como apresentar, tomar decisões ou negociar. Aplique uma boa atitude e muita determinação e foque nas melhorias específicas que você pode fazer. Isso pode envolver:
Reformular a situação pode ajudar a reduzir esse desalinhamento. Por exemplo, se seu objetivo de carreira é buscar atividades intrapreendedoras e você lidera uma equipe autogerida que está no coração do motor de crescimento da sua empresa, pergunte-se: Qual é a maneira mais inovadora que posso abordar a tarefa de melhorar a lucratividade de curto prazo da minha unidade de negócios? Essa reformulação aumenta suas chances de atender às necessidades da organização, bem como às suas.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.