Quem opta em participar de um leilão de imóveis precisa se planejar e se cercar de elementos de modo que tenha segurança acerca da situação do imóvel de interesse, bem como ter ciência acerca dos riscos e possíveis despesas e/ou custos que a arrematação trará.
O foco aqui não é quanto às estratégias procedimentais, mas sim quanto aos riscos controlados e que poderão ser eliminados no leilão de imóveis no que tange à documentação. É de conhecimento que todo interessado, deve, antes de qualquer coisa, se ater com a devida acuidade ao Edital. Assim, já eliminará surpresas ou conseguirá antever estratégias a depender da intenção acerca do certame ou do lote em questão.
A checagem documental tanto no cadastro quanto acerca do bem e seus proprietários são imprescindíveis, pois implicará no seu resultado: lucro ou prejuízo. Ou seja, quer ter segurança e se cercar de ferramentas que nortearão seus próximos passos em um leilão de imóveis? Tenha consigo uma assessoria especializada, solicite o LSI – Laudo de Situação do Imóvel, desenvolvido pela Inteligência Cartorial.
Através desse raio-X documental, conseguirá visualizar questões como: processos em que os atuais proprietários ou executados estão envolvidos, se o imóvel está regularizado, se há dívidas em nome do proprietário ou no imóvel, condomínios atrasados, IPTU, ITU, se há pendências averbatórias ou registrais na matrícula do imóvel, se há edificação a ser regularizada. Esses são alguns exemplos de situações em que o interessado consegue verificar se o imóvel ofertado interessa ou não, se terá lucro ou não, se compensa determinado risco ou não.
Assim, o que antes poderia inseguro ou tenso, o interessado ou profissional atuante nos leilões de imóveis tem consigo a ferramenta necessária para eliminar riscos quanto aos prejuízos e avaliar os riscos que compensa e o favorece.