1- AS PARTES
É muito importante que você saiba quem será o vendedor do imóvel, que é (via de regra) a pessoa que consta na matrícula imobiliária.
Também é importante saber quem será o comprador, já que algumas vezes, entre um casal por exemplo, apenas um adquire o bem.
2 – IMÓVEL VENDIDO
Pode parecer óbvio, mas já recebi solicitações de contrato sem que o profissional soubesse me informar quais eram os boxes ou o número das matrículas.
Então saber o endereço exato, qual imóvel, os números dos boxes e das matrículas imobiliárias é fundamental!
3 – VALOR DA VENDA
Valor pelo qual será vendido o imóvel, forma de pagamento (á vista, parcelado, financiamento imobiliário, dação em pagamento de imóvel ou entrará carro como pagamento), prazos de pagamento e se haverá alguma correção monetária.
4 – POSSE
Para quando foi combinada a posse? Na assinatura da escritura, assinatura do contrato de financiamento, liberação de recursos do financiamento?
Já recebi solicitações de contrato sem data de posse definida e acredite: o assunto posse pode alterar toda sua negociação, portanto, esclareça tudo antes do fechamento.
5 – DATA DA ASSINATURA DA ESCRITURA OU CONTRATO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
6 – HONORÁRIOS DE CORRETAGEM
Quem será o responsável pelo pagamento da comissão: o comprador o vendedor ou os dois? Como será paga, para quem, em qual conta e em quais datas?
7 – MÓVEIS
Se ficarem móveis, é importante que seja feita uma lista com tudo que permanece (também podem ser fotos ou até vídeo), que será anexada ao contrato, afim de evitar discussões quando da posse do comprador (a).