O primeiro passo para atender o cliente é conhecê-lo. Além de transmitir profissionalismo e um bom atendimento, o corretor de imóveis precisa saber o que o cliente está buscando para a nova e muitas vezes esperada fase que é a compra do tão sonhado imóvel.
É preciso ter em mente que essas perguntas devem ser feitas em tom natural, para que não pareça um interrogatório que poderia deixar tanto você, quando o seu cliente desconfortável.
Muitos corretores conhecem a prática de fazer perguntas chaves para os clientes como atendimento personalizado, esse tipo de atendimento é bom tanto para o corretor quanto para o cliente. Pois o corretor bem informado consegue entregar para o cliente de primeira opções que são viáveis para a condição dele e da família.
Separei 3 perguntas chaves que você deve ao seu cliente para conhecê-lo a fundo e oferecer o melhor serviço possível:
1 – Quais são as dificuldades dele em relação a imóveis?
Nessa hora, ouça o que o seu cliente tem a falar sobre o histórico nas últimas moradias dele. Pergunte o que fez ele procurar um imóvel para compra e o que ele mais deseja para ele e família.
Nessa hora é importante entender também se ele tem dificuldades para comprar um imóvel e quais os valores que ele pretende investir, para oferecer soluções cabíveis tanto no valor do imóvel como as opções de financiamento.
2 – Quantas pessoas irão morar no imóvel? O cliente tem filhos e pets?
Essas perguntas são importantes para o corretor saber qual o tamanho do imóvel ideal para o cliente. Além disso, com essas informações o corretor consegue saber se a localização que ele procura é viável em questão de proximidade com escolas, mercados e farmácias.
Saber se o cliente tem pet é essencial também para conferir normas de condomínios e se o espaço é ideal para o conforto dele.
3 – Qual o valor que o cliente pretende investir e qual a forma de pagamento?
Nessa hora, você vai conseguir saber qual o valor que o seu cliente pretende e pode gastar na compra do imóvel. Saber a forma de pagamento também é indispensável para oferecer soluções que o ajude, exemplo:
Caso o cliente compre a vista, ofereça alguns imóveis que o proprietário possa aceitar até um valor de desconto. Já se for financiado, é importante analisar o crédito do seu cliente para saber se ele realmente está aprovado para a compra que deseja fazer, caso contrário, ofereça soluções que possam resolver este empecilho.