O quanto você tem gerado valor para o seu cliente? Ou você está apenas negociando preços e focado no resultado final?
O seu diferencial não pode ser apenas um preço atrativo, você precisa ser lembrado pela qualidade do que você oferece ao seu cliente, seja através de um serviço ou do produto final.
O ideal em uma negociação é entregar soluções ao seu cliente, pois quando essa etapa é executada com excelência o que era visto como gasto passa a ser enxergado como investimento.
Quanto mais preparado você estiver, mais o seu cliente irá querer ter você ao lado dele e eu considero 4 passos essenciais nessa etapa, são eles:
Por qual motivo o cliente iria ter a atitude de contratar os seus serviços ou o produto? Neste momento é muito comum pensarmos algo do tipo: Eu sou extremamente qualificado para atendê-lo, mas não é sobre isso, não é sobre VOCÊ. A real necessidade do seu cliente está em entender qual a razão da vida pessoal ou profissional DELE que gera a necessidade de encontrar a solução do problema dele com a sua ajuda.
O cliente sente quando você realmente está focado em atendê-lo e ajudá-lo ou apenas está agindo de acordo com o seu bolso.
Estude, se prepare, erre, conserte e acerte. O único que pode desenvolver você, é você mesmo.
É a sua postura, a sua comunicação, o seu interesse real e o seu posicionamento.
Torne-se indispensável para o seu cliente, conquiste e seja único. Ele poderá questionar o seu preço ou poderá correr atrás de você a qualquer preço se ver valor agregado no produto ou serviço que você oferece.
Não justifique o seu preço com o seu cliente, agregue o valor ao seu serviço e desenvolva um atendimento de excelência.
Todo esse processo irá te auxiliar ao conversar com o seu cliente com todo o respaldo necessário para apresentar a ele o melhor caminho e as soluções necessárias para conclusão do interesse dele, e consequentemente, a efetivação do seu trabalho com sucesso, evitando qualquer insegurança para ambos os lados.
Tenha em mente que a comunicação é essencial para que exista qualquer tipo de negociação, e quanto mais respaldo, seja comercial ou jurídico você buscar, maior será a sua relevância ao se tornar uma autoridade naquele assunto com os clientes.
Responder todas as dúvidas do seu cliente antes, durante e após qualquer negociação é crucial para determinar o tipo de prestação de serviço que você está ofertando, e com isso, obter a confiança do seu cliente.
Em conjunto com a comunicação, o bom relacionamento com o seu cliente é considerada porta de entrada para o êxito em uma negociação.
Entendendo o seu cliente; o negócio, e tendo consigo o know how para responder as dúvidas necessárias e orientá-lo da forma mais segura, você irá de fato entender o real interesse que determinará o caminho da negociação, ou seja, é enxergar além da posição inicial que é exposta e entender o real por quê.