A vida impermanente: mudanças de hábitos que irão moldar a sociedade nos próximos anos

De acordo com estudo realizado pela consultoria Neura, setores como alimentação, saúde e mobilidade são afetados por novos costumes

 

Pensando em garantir um amanhã menos resistente a mudanças é que a Neura, consultoria de estudos comportamentais e porquês, utiliza a pesquisa proprietária, A Permanência da Impermanência, para mapear o impacto do conceito nas diferentes esferas da vida. Com a transformação dos hábitos da sociedade, que pensa em viver mais e melhor, a consultoria reforça como a impermanência pode ser aplicada nas esferas da saúde, moradia, trabalho, mobilidade e alimentação, transformando a forma como a população enxerga a existência como um todo.

Segundo o estudo, realizado em 2024 e em parceria com a PiniOn, plataforma de levantamentos com mais de 3 milhões de usuários, 80% da população acredita que é possível se preparar para viver mais e melhor, mas apenas 4% das pessoas relatam que sempre se planejaram para isso. A pesquisa também traz análises e reflexões sobre o desafio de diminuir a influência de termos perenes, como envelhecimento e longevidade, e potencializar o termo Impermanência nas vidas, negócios e marcas.

“Precisamos entender e discutir sobre esse conceito. Apesar do termo não ser muito usado atualmente, ele está presente em tudo e será cada vez mais difícil ignorá-lo. Entender e aceitar a impermanência nos ajuda a refletir sobre como é possível impactar pessoas e organizações para um amanhã menos resistente a mudanças e, assim, trazer uma nova maneira de enxergar a vida, a sociedade e a forma como consumimos”, afirma Andre Cruz, fundador e CEO da Neura e expert em Neurociência e Comportamento.

Como resultado, a análise traz insights e reflexões sobre o impacto da impermanência nas diferentes áreas da vida do indivíduo, demonstrando algumas alterações de hábitos que irão moldar o comportamento social nos próximos anos. São elas:

1) A saúde impermanente:

No novo modelo desse coletivo, o levantamento revela que a saúde estará muito relacionada com a prevenção e os tratamentos personalizados para cada necessidade e fase da vida, levando em conta necessidades física, mental e social do ser humano. Nesse contexto, algumas inovações intensificam a saúde impermanente:

  • Saúde regenerativa: reavaliação e restabelecimento de hábitos constantemente;
  • Saúde remota: exploração da telemedicina como democratizador da área;
  • Saúde monitorada: uso de novas tecnologias para acompanhamento contínuo e profundo;
  • Saúde holística: considerando o ser humano como um todo (físico, mental, social etc) e integrando essas diferentes áreas para o tratamento – que interagem entre si (medicina, psicologia, nutrição, etc);

2) Moradia impermanente:

“Tudo o que falamos aqui é sobre adaptação e, nesse caso, não seria diferente. Os cômodos mudam de uso, as pessoas alteram as vontades e os moradores podem mudar também. Com isso em mente, surgem opções diferentes para cada necessidade – moradias compartilhadas, sob demanda, intergeracional, multifuncional e assistida”, completa Cruz.

3) Trabalho impermanente:

Esse conceito, de acordo com o estudo, traz sistemas mais flexíveis, adaptáveis e menos hierarquizados. Com foco em colaboração, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, cuidado com a saúde mental e aprendizado constante, o modelo permite a diversidade de gerações, adaptabilidade para sistemas remotos, autonomia dos profissionais e dinamismo. “Precisamos garantir que as pessoas participem ativamente na construção dessa nova ordem”, comenta Andre Cruz.

4) Mobilidade impermanente:

Tendo em vista as necessidades coletivas, segundo o levantamento, essa área traz mais acessibilidade, sustentabilidade e democratização. “Em um cenário de consolidação da vida urbana com seus respectivos problemas de custos e impacto cada vez mais complexos na vida social, a mobilidade do futuro precisa ser mais limpa, coletiva, sustentável e acessível, garantindo o direito básico de ir e vir de todo cidadão. Isso é sobre investir em conexão humana. É hora de criar espaços para discutir como desenhar o futuro e não ignorar o que vem pela frente”, acrescenta o CEO.

5) Alimentação impermanente:

Com tendências como qualidade, consciência e sustentabilidade, esse modelo busca mais equilíbrio e pensa em melhorar, a longo prazo, o padrão de vida da população. “Neste aspecto é importante falarmos também sobre a personalização. Cada organismo responde de forma diferente e absorve os alimentos de maneiras distintas, por isso, precisamos reforçar que, como tudo na impermanência, a comunidade será moldada pela adaptação”, complementa Andre Cruz.

 

Por fim, o CEO ainda ressalta que além da impermanência poder ser aplicada em todas as esferas da vida e que, com os avanços tecnológicos e a mudança da necessidade da população, ela está cada vez mais presente. “Entender as diferentes maneiras de encarar a existência é o primeiro passo para começar a mudar hábitos e se desprender das antigas amarras da vida. A sociedade mudou e, agora, exige uma nova dinâmica cultural que não pode ser ignorada. A vida não é uma linha contínua, mas sim uma jornada. A morte não é apenas o nosso ponto de chegada. Somos diferentes, impermanentes e flexíveis e, por isso, precisamos nos permitir viver o momento e aceitar as mudanças”, finaliza Andre Cruz.

 

Sobre a Neura:

A Neura é uma consultoria de estudos comportamentais e porquês. Foi fundada por Andre Cruz, Expert em Neurociência e Comportamento e pioneiro em aplicar a tecnologia da Neurociência na estratégia e na pesquisa comportamental. A Neura mapeia dinâmicas culturais, decodifica informações em conhecimento e traduz tudo isso em estratégias robustas de negócio. Sua metodologia proprietária une pesquisas de mercado com a tecnologia da neurociência para obter dados que ajudam a compreender as decisões emocionais – os códigos não ditos – que estão no subconsciente e inconsciente das pessoas. Com cases de sucesso com empresas como Itaú, Boticário, PremieRpet, Unilever e Linea Alimentos. a Neura realiza levantamentos e mapeamentos relacionados com temas como novos hábitos, comportamento de compra, clima organizacional, experiência do colaborador, consumidor e usuário, cultura e estilos de vida. Mais informações basta acessar o site da organização.

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