O investimento imobiliário tem sido uma maneira confiável de construir riqueza por séculos e, nas últimas décadas, foi responsável por gerar inúmeros milionários. Mas os princípios básicos do investimento imobiliário não mudaram muito ao longo dos anos, então faz sentido que esteja na fila para uma grande mudança.
Especialistas e investidores imobiliários estão começando a olhar para a tokenização de ativos como uma maneira de melhorar o mundo do investimento imobiliário, fornecer mais oportunidades de investimento para financiadores ansiosos e potencialmente estimular ainda mais o crescimento econômico.
Mas como exatamente isso poderia funcionar e quais seriam essas mudanças?
O QUE É TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS?
A tokenização de ativos refere-se ao processo de pegar um ativo e “tokenizá-lo”, dividindo-o em tokens facilmente divisíveis e fungíveis que podem ser trocados a critério dos usuários.
Até agora, você quase certamente está familiarizado com o Bitcoin, uma criptomoeda construída na tecnologia blockchain. Sem entrar em muitos detalhes, todo o mundo Bitcoin é construído sobre conexões ponto a ponto e registros compartilhados criptografados; é um sistema descentralizado que essencialmente torna as transações de Bitcoin rápidas, baratas e quase à prova de fraude. Os próprios Bitcoins podem ser divididos em unidades menores e trocados entre si, e eles têm um suprimento finito.
A tokenização de ativos pode funcionar fundamentalmente da mesma maneira, com tokens divisíveis representando uma parte da participação acionária em um ativo diferente. No contexto imobiliário, isso pode significar que uma propriedade residencial pode ser tokenizada, com 100 tokens digitais individuais, cada um representando uma participação de 1% nessa propriedade.
AS VANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO EM INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Mesmo com o exemplo acima, você provavelmente está pensando em como isso pode mudar o mundo dos investimentos imobiliários. Falando de forma realista, há muitas vantagens diferentes de tokenizar imóveis dessa maneira.
Maior liquidez. Se você participou de algum negócio imobiliário nos últimos anos, provavelmente não tem nenhuma preocupação em vender uma propriedade. Mas o mercado imobiliário pode sofrer com problemas de liquidez .
Um investidor se livrar de uma fração de uma propriedade seria muito mais fácil do que se livrar de uma propriedade inteira sozinho. Isso significa que a tokenização pode finalmente tornar o mercado imobiliário líquido o suficiente para atrair investidores para os quais a liquidez é uma preocupação.
Divisibilidade e propriedade fracionária. A tokenização de ativos também desfruta dos benefícios de divisibilidade e propriedade fracionária. Se alguém não quer comprar um apartamento de um milhão de reais que está sendo construído em sua cidade, não precisa. Ele ainda pode investir, neste mesmo apartamento, comprando uma pequena fração do prédio com o dinheiro que quiserem gastar nele. Se quer investir mil reais, ele pode fazer isso.
Acessibilidade. As transações digitais também podem melhorar a acessibilidade. Contanto que um investidor tenha acesso a internet e um pouco de conhecimento técnico, ele hipoteticamente pode comprar uma parcela fracionária do imóvel que lhe interessa.
Observe que também é possível renunciar aos processos típicos de trabalhar com bancos, advogados e agentes para comprar propriedades; muitos dos obstáculos burocráticos são removidos.
Aqui eu vejo uma grande oportunidade para o corretor de imóveis se destacar no mercado que se apresenta, o corretor pode também começar a transacionar tokens e fazer desta modalidade mais uma forma de rentabilizar seus ganhos.
Rapidez e redução de custos. Os entusiastas de criptomoedas são rápidos em apontar que a tecnologia blockchain tem o potencial de tornar as transações financeiras muito mais rápidas e muito mais baratas.
Embora ainda existam alguns problemas nessa área, a tokenização de ativos tem o potencial de eliminar vários custos associados à compra e gerenciamento de propriedades. As transações imobiliárias teriam o potencial de serem muito mais rápidas e fáceis de gerenciar.
Novos modelos de investimento e aluguel. Os líderes no campo de investimentos também precisam entender que a tokenização de ativos é tão nova e inovadora que pode criar modelos totalmente novos de investimento e aluguel para investidores imobiliários.
Por exemplo, você pode imaginar um cenário em que um locatário, em vez de pagar o aluguel tradicionalmente, compra uma fração da propriedade todos os meses, gradualmente acelerando o processo de aquisição da propriedade de maneira mensurável.
O QUE ESTÁ SEGURANDO A INDÚSTRIA?
Por que os líderes não trazem tokenização de ativos para o mundo imobiliário e começam a capitalizar os benefícios?
A tecnologia ainda é nova, o que leva a algumas complicações diferentes. Para começar, não há uma estrutura regulatória em vigor que apoie esse salto adiante. Obstáculos legais e complicações regulatórias estão fazendo com que alguns investidores evitem esse potencial da inovação. Também é difícil convencer alguém não familiarizado com essa tecnologia de que comprar um token digital representando uma fração de uma propriedade é tão bom quanto a propriedade convencional, portanto, pode haver um problema de adoção inicialmente.
Ainda assim, com tempo suficiente, todos esses problemas devem ser resolvidos. O setor de investimentos pode não ter a tecnologia perfeita para realizá-lo ainda, mas, mais cedo ou mais tarde, a tokenização de ativos está chegando ao mundo do investimento imobiliário, e cabe aos profissionais do setor estarem preparados para isso. A mudança vai chegar, a inovação vai acontecer, quem não se preparar para isso, pode, ser engolido.
Biz Dev na Arbo, co-founder do Proptalks.
Startup Mentor, Advisor e executivo de mercado imobiliário.
No mercado imobiliário atua com inovação, tecnologia e marketing.
Entusiasta do ecossistema de proptechs, é reconhecido hoje como um dos grandes nomes para o desenvolvimento de tecnologia no mercado imobiliário, sendo convidado para diversos eventos e desenvolvimento de projetos no Brasil, EUA, Portugal, Uruguai e Chile.