Comportamento geracional: sustentabilidade, praticidade e tecnologia são critérios da geração Y para a escolha de imóveis

Segundo pesquisa da Deloitte, realizada em 44 países, 63% dos millennials estão dispostos a pagar mais caro para adquirir produtos e serviços ambientalmente sustentáveis

 

Nos diversos mercados, um fator importante para as empresas é observar como os comportamentos e interesses das pessoas influenciam o consumo. Essa análise, inclusive, pode ocasionar adaptações ao lidar com novos públicos, caso visto, por exemplo, quando uma nova geração adquire poder de compra e se torna um público que as organizações desejam despertar a atenção.

Em relação à geração Y, os famosos Millennials, essa alteração no consumo é notável, principalmente ao considerarmos pautas socialmente relevantes como a sustentabilidade. De acordo com a pesquisa “2024 Gen Z and Millennial Survey“, realizada pela Deloitte com mais de 22.800 entrevistados em 44 países, 63% dos millennials estão dispostos a pagar mais para adquirir produtos e serviços ambientalmente sustentáveis, isso considerando tanto itens de menor ou maior valor aquisitivo, a exemplo de imóveis.

Essa maior tendência não se dá sem motivo: segundo o estudo, 59% dos Millennials se sentem ansiosos ou preocupados com as alterações climáticas, utilizando suas decisões de carreira e comportamento enquanto consumidores para pressionarem por ações voltadas para a sustentabilidade.

Em relação ao mercado imobiliário, esse padrão de consumo se reflete na busca por imóveis que contam com soluções sustentáveis, como painéis solares e sistemas de reaproveitamento de água pluvial. Contudo, além da preocupação ambiental, outros critérios têm sido decisivos para a geração Y escolher uma nova casa ou apartamento.

Assim, são cada vez mais importantes elementos como localização estratégica, com moradia próxima ao trabalho, transporte público, áreas de lazer e serviços essenciais; infraestrutura tecnológica, permitindo uma maior funcionalidade dos espaços; além de áreas comuns valorizadas, que priorizam ambientes de lazer e convivência como academias bem equipadas, piscinas, áreas gourmet e pet care. Esses critérios dizem respeito a uma procura dos millennials por maior praticidade, exigindo menos tempo de deslocamento, funcionalidade dos espaços e bem-estar.

Desse modo, em centros como Salvador, o mercado imobiliário tem estado atento às demandas da geração Y, entre elas a Santa Helena, que em 50 anos de história se destaca pelo legado e busca constante em entregar produtos de excelência, com serviços completos, fator que tornou a construtora a “Empresa do Ano” em 2024 pela ADEMI-BA.

Entre seus empreendimentos, destaca-se o DOM Horto Florestal. Contando com uma excelente localização, o projeto prioriza sustentabilidade, tecnologia e funcionalidade em cada ambiente, sem perder o design sofisticado e moderno.

O empreendimento oferece infraestrutura para automação residencial, previsão para pontos de carregamento para carros elétricos, criando um ambiente funcional e adaptável ao futuro da cidade, fechadura eletrônica em todas as suas unidades, além de um sistema de reconhecimento facial para acesso em suas áreas comuns, proporcionando acesso seguro e conveniente para os moradores, com tecnologia e comodidade para o dia a dia.

“O DOM foi projetado considerando soluções modernas e sustentáveis, garantindo o selo IPTU Verde nível ouro. Dentre essas soluções pode-se destacar a utilização de painéis fotovoltaicos para geração de energia, reaproveitamento de água pluvial, fechaduras eletrônicas e infraestrutura para carregamento de carros elétricos para todas as unidades. Além disso, para suas áreas comuns, assinadas pelo escritório GAM Arquitetos, nós consideramos as demandas atuais do mercado, principalmente das novas gerações. Assim, elas foram desenvolvidas para serem um refúgio urbano, com sala de massagem, espaço fitness e piscina integrada ao paisagismo, priorizando a integração com a natureza e a qualidade de vida”, destaca Igor Pontes, diretor de incorporação da Santa Helena.

Comprador recente do DOM Horto Florestal, o empresário Rafael Brasileiro destaca, entre os pontos positivos: planta, reputação do locatário e condições especiais da negociação. “O que me fez escolher o DOM, entre tantas opções na região, foi um conjunto de coisas. Primeiro, gostei muito da planta, principalmente pela possibilidade de ampliar a suíte master e ter um “mini” office para trabalhar. Além disso, ‘Santa Helena’ já tem um nome forte, com diversos empreendimentos na cidade e isso me passou muita confiança. Mas o que realmente fez a diferença foi a negociação.  Eles souberam conversar e chegamos em um bom acordo, o que me deixou ainda mais seguro para fechar negócio”, conclui.

A exemplo do que se tem visto em Salvador, o mercado imobiliário tem acompanhado as mudanças nos padrões de consumo provocados pela geração Y, com imóveis que não só valorizam a sustentabilidade, mas entregam maior funcionalidade, tecnologia e praticidade para o dia a dia das pessoas. Por isso, atender as expectativas dos clientes, ouvi-los e consultá-los, se tornou um fator essencial para o sucesso de novos empreendimentos.

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