Lançamentos imobiliários

Os lançamentos imobiliários são conhecidos como a venda de imóveis na planta, novos, nunca utilizados. É uma transação em que os empreendedores, construtores ou incorporadores, em parceria com as imobiliárias e corretores autônomos, divulgam, negociam e fecham os contratos de compra e venda dos produtos imobiliários, mesmo antes de sua construção.

O segmento de Lançamentos Imobiliários possui 5 etapas:

– Pré lançamento – acontece antes do empreendedor, incorporador ou construtor conseguir o Registro de Incorporação do empreendimento. Pode variar de 120 a 60 dias antes da data de lançamento e habitualmente é conhecida como “esquenta”, “pirata”, teste de produto e mercado. É nesta etapa que as equipes comerciais e de marketing dos empreendedores desenvolvem suas estratégias e táticas em conjunto com as imobiliárias e os corretores parceiros engajados com o projeto. Como é uma etapa que não se vende os produtos, costuma-se realizar eventos, como o Meeting de Lançamento e gerar incentivos às equipes que trabalham nesta etapa do lançamento. Em paralelo as equipes do empreendedor, incorporador ou construtor estão preparando o local, estande, decorados, experiências de compra para os clientes.

– Dia do Lançamento – acontece logo em seguida ao empreendedor, incorporador ou construtor conseguir o Registro de Incorporação. A empresa lançadora precisa ter todos os documentos legais e o registro para poder concretizar os contratos de compra e venda do lançamento imobiliário, de acordo com a lei 4591/64, a qual regulamenta o mercado. É o que se pode chamar de “momento mágico das vendas”, pois a comercialização inicia-se a partir desta data e é sempre necessário um representativo número de vendas na abertura para que o produto ganhe reputação, seja reconhecido, desejado e bem falado pela equipe vendas e pelos clientes. Oportunidades de aquisição são ofertadas neste dia, com caráter de escassez e com foco de acelerar a decisão de compra dos clientes. Pouco antes desta data as ações de marketing são intensificadas e as estratégias são implantadas para a geração de leads quentes para o projeto. É nesta etapa que as equipes comerciais recebem as tabelas de vendas detalhadas, focam a comunicação aos clientes de fundo de funil para aproveitar a oportunidade de comprar na tabela inicial da data do lançamento além de poder escolher a unidade desejada. É comum neste Dia a realização de evento para os clientes, com o qual o clima de vendas seja implantado e as equipes comerciais e marketing se mobilizam para receber, atender e fechar os contratos. Fundamental previsibilidade e planejamento para bem atender aos clientes presentes, estruturar equipe de back office para rapidamente rodar os contratos e auxiliar nas dúvidas jurídicas que podem aparecer. A intenção deste dia é que o cliente concretize, assine e finalize a assinatura da compra.

– Sustentação do Lançamento – acontece logo após o dia do lançamento e é uma etapa desafiadora para os empreendedores, incorporadores e construtores que precisam alcançar um número mínimo de vendas financiadas para conseguirem o crédito a produção do empreendimento. Dura normalmente de 6 a 12 meses e as verbas de marketing precisam ser investidas em parcimônia, com muita estratégia e direcionamento, mesmo porque já se bem a persona compradora do produto.

– Remanescentes do Lançamento – acontece normalmente após o início das obras do empreendimento. Momento este em que muitas vezes o estande de vendas e os decorados podem ser substituídos por pequenos espaços de vendas e as estratégias de canais de distribuição podem ser alteradas e focadas em equipes de vendas específicas e clientes potenciais clones dos atuais compradores. A análise de dados faz-se enormemente necessária e a inteligência nas estratégias de vendas podem gerar um ROI bem interessante. Os produtos normalmente tem seus valores aumentados, mesmo porque existe uma grande gama de clientes que só compram após a obra ser iniciada, garantia essa que tem um valor adicional nas vendas. É a fase mais longa do Lançamento imobiliário e o foco com apoio de um marketing digital direcionado seriam os diferenciais para esta etapa.

– Produtos Prontos do Lançamento – acontece quando o empreendedor, construtor ou incorporador entrega o empreendimento e restam algumas unidades a venda. Elas podem ter sido devolvidas ao longo da jornada, ou até preservadas na tabela para uma venda com o projeto pronto. Digo isto, pois é um outro momento de aumento de valores do produto, pelo fato de estar pronto para morar.

Concluindo, comprar um produto imobiliário na fase de lançamento tem várias vantagens, dentre elas: escolha da unidade, possibilidade de pagamento parcelado, escolha de produtos mais atualizados, com serviços e inovadores, investir uma pequena parte e ganhar na valorização de todo o bem, poder decorar e alterar a planta com mais facilidade e também poder alugar o imóvel pagando a parcela do financiamento futuro e ter uma renda futura….

Vale muito a pena comprar imóvel na planta!!!

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR DESTE POST:

Ricardo Rocha Leal
Diretor Comercial, Marketing e Inovação na Piemonte.com.br

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