Ao longo de uma vida, estima-se que os seres humanos passam cerca de 1/3 do seu tempo no trabalho, segundo um estudo analisado pela Gettysburg College. Em média, as pessoas trabalham cerca de 90 mil horas durante a vida, em diferentes ambientes de trabalho, fator que reforça a necessidade de criação de espaços de convivência mais acolhedores e que proporcionem maior bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores.
Desse modo, tem-se visto cada vez mais no mercado uma busca por equilibrar bem-estar e produtividade, a partir de ambientes mais confortáveis e personalizados, capazes de agregar inovação e ainda oferecer áreas de descanso aos colaboradores. Essa maior preocupação, seja na convivência com as pessoas ou em relação à própria funcionalidade do espaço tem sentido: de acordo com um estudo realizado pela Harvard University junto ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o bem-estar dos funcionários melhora a produtividade em 31%, com redução de 19% nos erros de produção e aumento de 55% na criatividade da equipe.
Considerando que o bem-estar está atrelado à qualidade do ambiente de trabalho, além do surgimento de novos modelos de operação como os remotos e híbridos, outra tendência cada vez mais forte é pensar em ambientes acolhedores, que ofereçam maiores comodidades aos seus usuários. Tendo isso em vista, a partir desse interesse em repensar os espaços, o mercado imobiliário está atento ao movimento, com o objetivo de suprir as novas demandas das empresas.
Uma dessas novas demandas é a preferência por escritórios menores e que ofereçam maior comodidade, tanto para quem os ocupa diariamente, quanto para clientes que precisam visitar o espaço. Assim, um conceito que atrai cada vez mais interessados é o boutique office, com escritórios feitos sob medida para atender as necessidades diárias de conforto e funcionalidade.
Projetados para proporcionar uma experiência agradável, que minimiza o estresse, os boutique offices costumam ter excelente localização, situados em áreas nobres e bem servidas por serviços e transporte. O objetivo não é gerar conforto só dentro do ambiente de trabalho, mas também permitir uma integração fora do espaço. Outro diferencial é seu alto padrão construtivo, ideal para empresas que buscam boa infraestrutura e um local agradável, com segurança e tecnologia. Além disso, devido ao seu caráter mais exclusivo, esses escritórios são mais reservados, oferecendo muitas opções de comodidade para colaboradores e clientes.
Seja devido as infraestruturas com maiores comodidades ou pelas excelentes localizações, os boutique offices são uma tendência que faz cada vez mais sentido, principalmente para as empresas que estão adotando um modelo híbrido de trabalho e não tem mais necessidade por grandes espaços. O relatório mais recente da Economic Uncertainty Compounds Drop in Office Demand (CBRE) confirma o cenário, com um aumento nos últimos anos na procura por espaços menores, assim como a queda na preferência por grandes espaços.
Cada vez mais comum em grandes centros, a tendência também chega a Salvador, através da Santa Helena, que em 50 anos de história se destaca pelo legado e busca constante em entregar produtos de excelência, com serviços completos. Premiada pela ADEMI-BA em 2024 como a “Empresa do Ano”, a Santa Helena apostou no conceito para o Horto Concept – Boutique office, empreendimento que traz excelente localização e uma diversidade de serviços, reforçando o seu compromisso com a qualidade, inovação e exclusividade.
Primeiro boutique office da capital baiana, o Horto Concept traz o conceito de não apenas morar e trabalhar na mesma região, mas também levar seu negócio para mais perto dos clientes. Ideal para quem busca maior qualidade de vida, o empreendimento se destaca pela tecnologia nas suas áreas comuns, completamente equipadas, e pela decoração única, com projeto arquitetônico de Cássio Santana e design de interiores de Caio Bandeira e Tiago Martins, incluindo um lobby elegantemente decorado e um rooftop business com sala de reunião, espaço de estar e lounge descoberto, onde os colaboradores podem descansar.
“O conceito de boutique office nasce da necessidade de equilibrar trabalho e qualidade de vida, oferecendo espaços menores, bem localizados e funcionais. Com as mudanças nos modelos de trabalho, muitos profissionais passaram a buscar escritórios estratégicos, que reduzam deslocamentos e proporcionem mais comodidade. Mais do que uma questão de tamanho, trata-se de repensar a relação com o espaço de trabalho, tornando-o mais integrado ao dia a dia. O Horto Concept, incorporação da Santa Helena, em Salvador, segue essa lógica, permitindo que profissionais estejam mais próximos de seus clientes e serviços essenciais, em um ambiente que alia praticidade, conforto e eficiência”, destaca Igor Pontes, diretor de incorporação da Construtora Santa Helena.
O projeto conta com soluções de tecnologia e sustentabilidade que proporcionam segurança, economia e respeito ao meio ambiente, fator que garante o IPTU Verde, com descontos na cobrança do tributo. Entre as principais novidades, o empreendimento oferece vagas para carregamento de carros elétricos, bicicletário, elevadores com regeneração de energia elétrica, iluminação LED, sensores de presença nas áreas comuns e um gerador de emergência. Já em relação a segurança, o lobby conta com catracas tipo free flow com reconhecimento facial e as salas serão entregues com fechaduras eletrônicas e infraestrutura para automação.
Case de sucesso no mercado e primeiro boutique office de Salvador, o Horto Concept tem mostrado como estar atento às novas necessidades do mercado pode ser um diferencial, principalmente no cuidado com o produto e com os interesses dos clientes.