A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, atuante na digitalização do setor da construção civil, acaba de divulgar o estudo Construshoppers, que mapeia o comportamento de compra e as preferências dos consumidores no setor de materiais de construção (matcon). A pesquisa, inédita para o segmento, reúne dados sobre os hábitos de consumo, as intenções de reforma e as categorias de itens mais procurados no Brasil, além de apontar para tendências no mercado da construção civil em 2025.
De acordo com o estudo, que foi realizado com o apoio da plataforma de pesquisa online Opinion Box, 33,2% dos entrevistados pretendem realizar alguma obra ou reforma em seus imóveis ao longo deste ano. Entre os que estão planejando essas mudanças, os cômodos com maior intenção de reforma são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%), indicando uma busca por mais conforto e funcionalidade nesses ambientes de uso pessoal.
O levantamento trouxe ainda insights relevantes sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. As classes D e E demonstraram a maior intenção de reforma para 2025, com 35,5% dessas famílias planejando realizar obras neste ano. Desses, 40% já estão realizando o planejamento financeiro da obra, o que evidencia uma maior conscientização sobre a necessidade de organização financeira antes de realizar investimentos em reformas.
Outro dado que chama atenção é a interesse por tintas, que lideram as intenções de compra de materiais de construção, com 57,7% dos entrevistados afirmando que compraram itens dessa categoria em sua última compra. Em seguida, o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%) aparecem como itens de destaque nas compras de materiais de construção realizadas recentemente pelos consumidores. No top dez dos produtos mais comprados, ainda figuram itens como rejunte (41,1%), chuveiro (40,8%), argamassa (39,9%), elétricos (39,1%), tubos e conexões (36,6%) e areia (34,2%).
O estudo também analisou as principais formas de pagamento para o setor. Embora o PIX tenha sido o meio de pagamento mais popular em 2024, ele ocupa a terceira posição entre os meios mais utilizados para compras de materiais de construção, atrás do cartão de crédito à vista e do parcelado, que lideram as preferências dos consumidores.
Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais, aponta que dados são essenciais para o segmento, que muitas vezes carece de conteúdos que forneçam uma visão completa da jornada de compra. “Para nós é muito importante encabeçarmos uma ação como essa, uma vez que, com esse estudo, lojistas e fabricantes podem antecipar tendências e oferecer exatamente o que os consumidores desejam nesse momento”, diz.
Público da pesquisa
Entre os entrevistados que já realizaram reformas neste ano, cerca de 23,4% fizeram isso inteiramente por conta própria, o que demonstra o crescente interesse por soluções mais autônomas e, por vezes, mais econômicas.
A pesquisa também revelou os principais fatores que influenciam a escolha das marcas. Para 25,9% dos entrevistados, as recomendações de amigos, familiares e conhecidos são o fator mais impactante na escolha de marcas de materiais de construção. A propaganda, por sua vez, desempenha um papel maior entre os homens (11,4%) do que entre as mulheres (7,6%).
Em termos de distribuição geográfica, o estudo Construshoppers abrangeu uma amostra representativa das diferentes regiões do Brasil. A maior parte dos participantes vem da região Sudeste (44%), seguida pela região Nordeste (22%), Sul (16,7%), Centro-Oeste (9,4%) e Norte (7,5%). A pesquisa ouviu mais de mil brasileiros com 25 anos ou mais, sendo a maioria (59%) entre 30 e 49 anos, e com representação de todas as classes sociais, abrangendo tanto responsáveis quanto corresponsáveis pelas decisões de reforma e compra no lar. A margem de erro é de três pontos percentuais.
“O estudo da Juntos Somos Mais fornece uma visão clara e abrangente das tendências para o setor de construção no Brasil em 2025, destacando as intenções de reforma, os produtos mais procurados e os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores. Esses dados devem ajudar os lojistas a entenderem melhor o comportamento de compra de seus clientes e a adaptarem suas estratégias para atender à demanda crescente por melhorias e inovações nas vendas”, reforça Juliana.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.