Há alguns dias, em minha coluna no Portal Terapia do Luxo, escrevi sobre a ideia que as pessoas têm sobre o mercado de luxo ser completamente entrelaçado com o universo da moda. Acontece que essa é uma visão muito rasa em comparação aos segmentos desse mundo que tanto proporciona tendências e inspirações.
Podemos falar de mercado de luxo estruturando em nichos de atuação como moda, beleza, turismo, hotelaria, joalheria, automobilismo, tecnologia. Assim como podemos segmentar por um bom atendimento, pela qualidade de um produto ou serviço, pela excelência em proporcionar experiência através do paladar ou da memória afetiva.
E é nesse segundo conceito que baseio o meu trabalho. Independente de onde você atua, o que importe é o “como”. Todos os atributos do mercado de luxo podem e devem ser aplicados nos mais diversos setores como exemplo de dedicação e preocupação com o consumidor.
Antecipar as necessidades de seu cliente deve ser o ponto inicial de qualquer atendimento, mesmo para você que é um agente imobiliário. Eu já ministrei diversos treinamentos para a área da construção civil e pude comprovar que a personalização dessa relação é o que vai ditar o resultado de suas expectativas.
Em meu novo livro, meu segundo título como autora, “7 anos de luxo em 70 artigos”, em um dos capítulos eu cito essa minha visão de mercado e como executar de acordo com sua disposição de atuação.
“Um relógio para se tornar um ícone, por exemplo, não pode se limitar à tecnologia e ao design. É preciso ir além e literalmente contar uma história que dialogue com o desejo e os anseios do público. O mesmo serve para uma bolsa ou uma carteira de couro, para fica em apenas mais dois exemplos. Não basta apenas um acabamento sofisticado que atenda às tendências da moda. É imprescindível transcender o óbvio e pensar na sustentabilidade das ações e no tratamento da matéria-prima, valorizando a natureza e o material humano.
Gerar vivências que agreguem valor ao cotidiano dos clientes se tornou um dos principais diferenciais competitivos no mercado atual. Se qualidade, atemporalidade e originalidade sempre se constituíram como alguns dos principais atributos dos bens de luxo, atualmente a escolha de um produto percorre caminhos muito mais difusos, mas que quase sempre, tem como destino o prazer da experiência.”
Manu Berger é especialista no mercado de luxo e atua como mentora de negócios, consultora empresarial, palestrante e nome referência para ministrar cursos, treinamentos e workshops na área. Fundou e desenvolveu o Portal Terapia do Luxo que hoje é um dos veículos digitais mais renomados do setor, onde escreve semanalmente em sua coluna sobre o mercado de luxo. No Portal Administradores.com, também produz artigos sobre sua visão atual do mercado, para posicionamento de marcas. Ainda é autora de dois livros, um deles recém laçado e totalmente digital: “7 anos de luxo em 70 artigos”.