Para quem investe no mercado imobiliário, uma das maiores preocupações é mensurar o potencial lucrativo dos investimentos, afinal ninguém investe para perder dinheiro. Por isso é necessário analisar alguns pontos.
LOCALIZAÇÃO:
É evidente que regiões mais próximas dos grandes centros urbanos contam com um potencial de valorização maior do que áreas retiradas, isso porque há inúmeros incentivos para que a região comporte o maior número de estruturas que promovem comodidade, tais como:
Centros médicos e hospitalares;
Comércio;
Transporte público, com horários regulares e frequentes;
Áreas de lazer e entretenimento.
Shoppings, praças, parques, restaurantes, clubes e mais.
Assim sendo, ao procurar um imóvel para investir, faça uma pesquisa na região e pontue os pontos que favorecerão o desenvolvimento, o que refletirá na valorização do imóvel
SEGURANÇA:
Quando o assunto é segurança, deve-se levar em conta o índice de criminalidade da região.
Regiões com alto índice, depreciam naturalmente o valor do imóvel e esse quadro pode ser revertido com ações de segurança pública, mas sabemos como isso funciona, então melhor prevenir do que remediar.
ESTRUTURA DO IMÓVEL:
Um imóvel mesmo de alto padrão, se não for bem conservado, perderá o seu potencial de valorização, por isso manutenções preventivas e benfeitorias são sempre bem-vindas.
Outros aspectos estão diretamente ligados ao benefícios que esse imóvel pode oferecer, tais como
Arquitetura e design;
Banheiros extras;
Varandas;
Vista livre e andares mais altos;
Número de cômodos;
Acessibilidade;
Ambientes sociais e lazer;
Uma outra forma de gerar valorização do imóvel é adiquiri-lo em fase de construção ou na planta, pois além de condições diferenciadas, o potencial lucrativo segundo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto, aumentando as chances de um Bom Negócio.
Sócia Proprietária da Imobiliária Bom Negócio
Corretora de Imóveis PR/SC – CRECI 40330
Perita Judicial – CNAI 38062