São Paulo tem colocado o retrofit no centro das discussões urbanísticas – não só na região central, mas também em bairros consolidados, como Higienópolis, Ipiranga e Mooca –, onde grande parte do estoque imobiliário é antigo e apresenta infraestrutura energética, hidráulica e construtiva desatualizada.
Dados divulgados em um seminário internacional sobre retrofit e restauro de imóveis, promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SP) no início de setembro, em São Paulo, mostram que o interesse dos investidores vem crescendo: há 44 pedidos em análise na cidade, 21 projetos aprovados e cinco edifícios já entregues.
Entre os pontos que ganham relevância estão a modernização de sistemas construtivos, a melhoria do isolamento térmico, a ventilação natural, o uso de vegetação, o reúso de água e melhores condições de iluminação natural.
Localizado em um prédio tombado, o Noviciado Nossa Senhora das Graças das Irmãs Salesianas, futuro lançamento da Alfa Realty no bairro do Ipiranga, é um exemplo de reuso adaptativo, onde história e arquitetura original são respeitadas para dar origem a uma nova proposta de viver.
Caso tenha interesse pelo tema, o CEO da incorporadora, Eudoxios Anastassiadis, está à disposição para entrevistas à imprensa.
Sobre a Alfa Realty
Com mais de 50 projetos realizados e 1.274 mil unidades entregues em 150 mil m² construídos, a Alfa Realty atua há mais de duas décadas no mercado imobiliário de alto padrão paulistano. Seus empreendimentos valorizam design, arte, moda e paisagismo, com projetos de edifícios residenciais, town houses e rentals.