Score ou Raiting, o que impacta no financiamento bancário?

Segundo o SERASA, a palavra SCORE vem do inglês e significa “pontuação. Funciona de fato como uma pontuação individual, calculada por órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. Quanto mais alto o Score de um usuário, maiores as chances de conseguir crédito – como empréstimos e financiamentos.

A pontuação indica a reputação de um consumidor no mercado, a partir de comportamentos financeiros, e pode mudar de acordo com o momento que a pessoa está vivendo.

No entanto, o Score não é utilizado no Financiamento Imobiliário, entenda a diferença entre eles

Embora o SCORE e o Raiting sejam usados para avaliar a capacidade de um individuo cumprir suas obrigações financeiras, eles não são a mesma coisa.

O Score é uma pontuação pública oferecida por órgãos de proteção ao crédito, sendo que as mais conhecidas são SERASA, SPC Brasil e Boa Vista. Essa pontuação varia entre 0 e 1000 e visa demonstrar o quão bom pagador, tendo a seguinte classificação:

de 0 a 300 – muito baixo, ou seja, chance muito baixa de obter crédito;

de 301 a 500, baixo, ou seja, chance baixa de obter crédito

de 501 a 700, bom, ou seja, boa chance de conseguir crédito

de 701 a 1000, excelente, chance muito alta de conseguir crédito

Por outro lado, o raiting bancário utilizado na análise de  financiamento imobiliário, funciona como uma análise de risco que os bancos fazem para medir a capacidade de um cliente cumprir com suas obrigações financeiras. E para calcular essa probabilidade de inadimplência, os bancos levam em consideração alguns fatores como:

Histórico de pagamento, ou seja, não basta que o cliente pague suas dívidas, é preciso que ele pague em dia, pois isso transmite confiança e um comportamento financeiro responsável

Endividamento atual: o quanto seus rendimentos estão comprometidos é um fator muito importante, pois quanto maior o endividamento do cliente, maior as chances de inadimplência

Movimentações bancárias: aqui é importante frisar que não é levado em consideração apenas o quanto entra em conta, mas o que sai também, para entender a capacidade financeira como um todo

Relacionamento com o banco: um cliente que já tem histórico com a instituição financeira, onde ele pretende tomar crédito, pode receber não só uma avaliação mais favorável, mas também taxas de juros e limites maiores

O Raiting também é atualizado de forma contínua, de acordo com o comportamento financeiro do cliente, sendo possível que um cliente melhore a sua pontuação de acordo com as práticas que adota, como quitação de dívidas, resolução de pendências financeiras, abertura de conta corrente em bancos tradicionais, utilização saudável e consciente do cartão de crédito, além de produtos de relacionamento oferecido pelas instituições.

Devo enfatizar que o raiting é relacionamento e relacionamento não se constrói de um dia para o outro, portanto, é necessário se planejar com antecedência, caso seu desejo seja, em um futuro breve, adquirir um imóvel através de financiamento bancário.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Débora Pezzotti

Especialista em crédito imobiliário, CEO da Ágil Documentação, empresa de crédito exclusiva CEF e CEO da Vou Financiar, empresa de crédito multibancos, Acadêmica do 9º Semestre em Direito pela Uni9, Pós Graduada em Direito Imobiliário, Coautora do Manual da Corretagem Imobiliária, lançado em 2023, em São Paulo, palestrante e colunista de importantes blogs do mercado imobiliário

 

Fonte: serasa.com.br

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