O multifamily tem se consolidado no setor imobiliário brasileiro nos últimos anos. De acordo com o relatório da National Multifamily Housing Council (NMHC), esse segmento registrou um aumento de 300 mil unidades entre os anos de 2015 e 2019 nos EUA. Até 2035, o número de apartamentos multifamily no mercado americano deve chegar à marca de 4,3 milhões. Enquanto isso, na cidade de São Paulo existem cerca de 14 mil apartamentos multifamily para uma população de 12 milhões.
Isso tem acontecido devido a mudança de comportamento dos inquilinos que procuram por mais segurança, praticidade e gestão profissional, e assim o mercado tem ressignificado o conceito de moradia.
Diante deste cenário, Jorge de Moraes, Diretor de Operações da Vila 11, empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que desenvolve, administra e opera residenciais para locação em regiões estratégicas de São Paulo, lista seis facilidades que um espaço multifamily oferece para os inquilinos:
1) Contratos Digitais: Os contratos podem ser feitos de qualquer lugar do mundo além disso há a possibilidade de fazer um tour virtual para conhecer todos os apartamentos e áreas comuns, proporcionando o que mais importa nesse momento: a segurança e a certeza que encontrará no momento da mudança exatamente o que foi contratado.
2) Apartamentos semi mobiliados: Apartamentos com móveis planejados e eletrodomésticos oferecem conforto e praticidade para os moradores, como também economia de tempo e dinheiro, já que os inquilinos não vão precisar se preocupar com o deslocamento de todos os móveis e a aquisição deles.
3) Gestão patrimonial: No conceito de multifamily, a empresa proprietária é responsável pela gestão patrimonial do empreendimento e garante que todas as áreas, sejam elas privativas ou compartilhadas, estejam sempre bem cuidadas e atendendo às necessidades dos inquilinos.
4) Áreas compartilhadas: Nos empreendimentos multifamily é possível encontrar uma gama de espaços compartilhados com equipamentos de primeira linha, instalações modernas e mobiliários confortáveis, como salão de festas, piscina, academia, coworking, lavanderia, pet place, pet Wash, espaços gourmet, bicicletário, carregador de carros elétricos e churrasqueira. Tudo com o objetivo de proporcionar mais comodidade e facilidade aos inquilinos no dia a dia. Além de incentivar a comunidade dos prédios.
5) Cobrança unificada: Em um único boleto, estão inclusos os valores relacionados a aluguel, taxa condominial e IPTU, facilitando assim o dia a dia dos moradores. Contas de consumo e eventuais encargos como locação de uma área comum ou multas também vêm na mesma cobrança.
6) Localização estratégica: A localização é fator chave para o posicionamento dos empreendimentos. As pessoas buscam viver em locais com opções de mobilidade como estações de metrô e o mais próximo possível do trabalho, para reduzir o tempo e o custo de deslocamento e gerar uma ótima qualidade de vida.
Por fim, vale ressaltar que o conceito multifamily tem ganhado espaço no mercado imobiliário e chamado a atenção das pessoas devido às inúmeras vantagens que ele proporciona no dia a dia e a forma como este modelo tem revolucionado a moradia, principalmente porque busca atender as reais necessidades do público-alvo.