Nesta última terça feira (7), o Copom, orgão regulamentador da taxa de juros no Brasil, revelou um documento que aponta interesse do conselho em manter o corte na taxa de juros, favorecendo ainda mais o mercado imobiliário no país.
Segundo o jornal Carta Capital, houve unanimidade por parte dos membros em manter a redução da SELIC, permitndo que haja uma ascenção econômica através dos financiamentos, que se tornam opção para quem busca a aquisição de bens de valores agregados.
As taxas de juros para financiamento são o custo do dinheiro que você toma emprestado para adquirir algo. Quando você financia um carro, uma casa ou qualquer outro bem, a instituição financeira cobra juros sobre o valor emprestado. Essas taxas variam de acordo com diversos fatores, incluindo a taxa básica de juros (SELIC), a inflação e a política econômica do governo.
SELIC (Taxa Básica de Juros): A taxa SELIC é a referência para todas as outras taxas de juros no Brasil. É determinada pelo Banco Central e afeta diretamente o custo do crédito no país. Quando a SELIC sobe, os juros tendem a subir, tornando o financiamento mais caro.
Taxa de Juros Pré-fixada: Nesse tipo de financiamento, a taxa de juros é definida no início do contrato e permanece constante durante todo o período de pagamento. É uma opção mais previsível, mas pode ser menos vantajosa em momentos de queda da SELIC.
Taxa de Juros Pós-fixada: Aqui, a taxa de juros varia de acordo com a SELIC ou outro índice, como o IPCA. É uma opção mais arriscada, mas pode ser mais vantajosa quando as taxas de juros caem.
A redução da taxa de juros costuma beneficiar os investimentos de diversas maneiras, dentre elas, o aumento no interesse em investimentos como fundos imobiliários ou aquisição de patrimônio, haja vista que as aplicações de renda fixa perdem a atratividade, os investidores que buscam alavancagem patrimonial, compreendem que investir em bens duráveis, permitem o recebimento de renda passiva proveniente de aluguéis ou de novas formas de locação, como Airbnb.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.