Indexadores

No financiamento habitacional, o indexador é um indicador utilizado para atualizar o valor das parcelas e do saldo devedor ao longo do tempo. Ele influencia diretamente o valor das prestações mensais e pode variar de acordo com o contrato e a modalidade de financiamento.

Entre os indexadores utilizados no financiamento habitacional no Brasil, destacam-se a Taxa Referencial (TR), a Poupança e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A Taxa Referencial (TR) é o principal indexador nas contratações de financiamento. Por exemplo as modalidades Minha Casa, Minha Vida e Pró-Cotista só utilizam esse indexador. Também é o principal indexador utilizado na modalidade Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), apesar de terem outros indexadores nessa linha como Poupança e IPCA.

A Poupança é outro indexador comumente utilizado no financiamento habitacional. O valor dos juros de um financiamento indexado à Poupança é calculado com base na taxa Selic somado aos juros fixos.

O IPCA é um índice utilizado como indexador no financiamento habitacional. Nesse caso, o valor das parcelas é corrigido pela variação do IPCA que é o acompanhamento mais próximo da inflação, acrescido de juros fixos.

Esses são apenas alguns dos principais indexadores utilizados no financiamento habitacional. É importante analisar as condições de cada contrato e avaliar qual indexador é mais vantajoso em cada situação específica.

Espero que estas informações sejam úteis!

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR DESTE POST:

Davi Mota

Profissional certificado Especialista em Crédito Imobiliário. Possui MBA em Gestão de Processos e mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e imobiliário, principalmente como Correspondente Bancário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress