Profissional estratégico: como ser um?

Todos os dias, há oportunidades para focar mais atenção em eventos, situações ou atividades que fazem uma contribuição desproporcionalmente positiva para uma estratégia.

Ser um profissional estratégico é uma habilidade essencial para qualquer líder empresarial. Isso envolve fazer um conjunto coerente de escolhas para alcançar suas ambições ou objetivos. No entanto, praticar a estratégia pode ser desafiador, e desenvolver e implementar estratégias eficazes é notoriamente difícil. Às vezes, culpamos obstáculos organizacionais, como a microgestão, que diminui o entusiasmo por novas tentativas, incentivos que nos mantêm no status quo e a comunicação deficiente, que torna difícil saber onde focar.

 

Identifique as Ações que Importam

Todos os dias, há oportunidades para focar mais atenção em eventos, situações ou atividades que fazem uma contribuição desproporcionalmente positiva para uma estratégia.

Por exemplo, se você se sente sobrecarregada com pedidos e reuniões, mapeie uma semana ideal, refletindo suas preferências e responsabilidades. Isso pode incluir focar nos maiores clientes, iniciativas prioritárias e tempo para pensar. Faça mudanças substanciais no foco, delegue mais tarefas a outros e reduza o tempo gasto em reuniões não urgentes. Mais importante, sinta-se mais decisiva e produtiva.

Para isso, primeiro escreva a estratégia da sua equipe, incluindo como ela contribui para a estratégia da organização. Em seguida, selecione um período de tempo para focar, como a semana seguinte. Por fim, escreva as melhores ações que você poderia tomar (ou incentivar outros a tomar) em momentos críticos para aumentar as chances de sucesso da sua estratégia. Ao montar sua agenda ideal, reserve tempo para focar nessas ações impactantes:

  • Tomar decisões críticas, como onde focar, como vencer, onde alocar recursos e como incentivar as pessoas.
  • Identificar e interpretar sinais de clientes e funcionários e decidir como responder.
  • Convencer colegas a pensar e agir de novas maneiras, antecipando as necessidades dos futuros clientes.
  • Abordar comportamentos difíceis que impedem o progresso, como bullying ou excesso de confiança, e recompensar comportamentos exemplares.

Inclua tempo para estar visível com funcionários e stakeholders, bem como para as tarefas de governança que você não pode evitar, como aprovações e reuniões. Inclua um buffer para emergências e, sempre que possível, diga não a qualquer coisa que possa ser uma distração desnecessária.

 

Foque no Problema Mais Importante

Para cada um desses momentos, concentre-se no maior problema que precisa ser resolvido e considere como superá-lo contribuirá positivamente para os resultados estratégicos que você deseja alcançar.

Por exemplo, ao iniciar sessões com sua equipe, pergunte:

  • Qual é a maior oportunidade que temos para abordar? (Enquadre problemas como oportunidades.)
  • Por que isso é importante? Como abordar isso nos ajuda a alcançar nossa estratégia?
  • O que precisamos fazer para abordar essa oportunidade?

Essas perguntas simples e consistentes facilitam a contribuição de todos e mantêm o foco no que realmente importa.

 

Explore as Escolhas que Você Enfrenta

Em qualquer momento — uma tarefa, conversa, troca de e-mails ou reunião — existem mais opções sobre o que você pode fazer e como pode se comportar do que você pode perceber, e todas essas opções podem contribuir positivamente para a estratégia. Essa gama de opções está relacionada ao seu:

  • Papel: O que o momento e o problema mais precisam de você? Por exemplo, enquanto lidera a agenda de crescimento devido ao seu papel, você também pode querer assumir uma perspectiva de risco ao considerar uma nova oportunidade de negócio.
  • Distinção: O que você pode trazer para o momento que outros não podem?
  • Impacto: O que você quer que as pessoas sintam, pensem e façam por causa da sua intervenção? Que impressão você quer deixar por meio do que você veste, como você se comporta e o que você diz?
  • Aprendizado: O que você quer aprender mais sobre, seja em relação ao tópico, situação ou as pessoas envolvidas? O que você deve observar na interação?

 

Domine as Capacidades Necessárias

Em cada um desses momentos, considere o que você precisa dominar para fazer a melhor contribuição possível. Pode ser uma nova maneira de pensar ou uma habilidade que você precisa demonstrar, como apresentar, tomar decisões ou negociar. Aplique uma boa atitude e muita determinação e foque nas melhorias específicas que você pode fazer. Isso pode envolver:

  • Aprender lições de esforços anteriores.
  • Pedir conselhos a pessoas que conhecem bem você sobre o que você deve melhorar.
  • Observar pessoas (ou melhor ainda, trabalhar com pessoas) que operam em um nível mais alto de proficiência.

Reformular a situação pode ajudar a reduzir esse desalinhamento. Por exemplo, se seu objetivo de carreira é buscar atividades intrapreendedoras e você lidera uma equipe autogerida que está no coração do motor de crescimento da sua empresa, pergunte-se: Qual é a maneira mais inovadora que posso abordar a tarefa de melhorar a lucratividade de curto prazo da minha unidade de negócios? Essa reformulação aumenta suas chances de atender às necessidades da organização, bem como às suas.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE SOPHIA MARTINS:

Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.

Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.

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