A Xtay – solução de estadias inteligentes – inaugura no fim do mês o Xtay Cais Rooftop, localizado no Cais Mauá. Uma iniciativa dos setores público e privado está impulsionando o investimento de mais de R$ 350 milhões para revitalizar a área. O projeto situado em um edifício que testemunhou os altos e baixos da cidade de Porto Alegre ao longo dos anos, é mais do que um simples empreendimento imobiliário, é um testemunho vivo do passado da cidade e sua promessa de um futuro.
Parte do valor arrecadado com as diárias será destinada a doações para auxiliar na reconstrução da cidade após a enchente. Essa iniciativa reforça o compromisso da Xtay com a região, garantindo que os hóspedes contribuam diretamente para a recuperação de Porto Alegre. “Não tiramos o pé do acelerador. Estamos otimistas em relação à reconstrução da cidade. Continuaremos investindo em Porto Alegre e acreditamos que a responsabilidade social de todas as empresas será fundamental para esse processo”, afirma Gabriel Fumagalli, CEO da Xtay.
Construído nos anos 1940, o edifício se destaca na paisagem urbana com sua fachada imponente e elementos arquitetônicos que ecoam a época de sua construção. De períodos de evidência na cidade a momentos de abandono e degradação, o edifício já serviu como sede do Primeiro Comando da Capital (PCC), onde foi concebido um plano audacioso para cavar um túnel e roubar um banco nas proximidades. Como parte da memória do local, foi preservado e ambientado um espaço onde seria a entrada desse túnel de 80 metros que funcionou dentro do imóvel.
A Xtay, uma solução de estadias para curtas e longas temporadas, trouxe ao mercado uma nova proposta de hospedagem e segue investindo na tecnologia para aprimorar ainda mais a experiência para essa nova procura. Com uso da tecnologia para automatização de serviços como reservas, assinaturas de contratos, check-in, abertura da porta da unidade. A startup oferece ao hóspede privacidade, facilidades, agilidade e melhor custo-benefício ao cliente.
Com 9 pavimentos, dos quais seis serão dedicados a 48 apartamentos totalmente mobiliados, variando entre 25 e 51 m2 quadrados, o Xtay Cais Rooftop oferecerá opções de moradia e hospedagem que combinam luxo e conforto. Além disso, o empreendimento contará com espaços comuns, como áreas fitness e gourmet, serviços de lavanderia, bicicletas compartilhadas e soluções tecnológicas para uma gestão eficiente dos recursos, garantindo uma experiência de vida verdadeiramente integrada.
O Tetto Rooftop Lounge – que será inaugurado em setembro – ocupará os dois últimos andares do edifício oferecendo uma experiência gastronômica contemporânea junto a uma deslumbrante vista do Rio Guaíba. Inspirado nos icônicos rooftops de Nova Iorque, o espaço busca trazer para Porto Alegre uma proposta única de eventos customizados, conectando a história da cidade a uma visão de futuro. Bruno Amorim, diretor de eventos do grupo PHD, responsável pela gestão da marca Tetto, explica que o objetivo é valorizar uma das vistas mais privilegiadas do país com conceitos inovadores, eventos exclusivos, gastronomia contemporânea e uma seleção de drinks assinados pelos principais mixologistas da América Latina.
Para complementar o design contemporâneo do Xtay Cais Rooftop, recursos de iluminação especializada proporcionarão uma atmosfera vibrante e segura durante a noite. Além disso, as vitrines abertas em todas as fachadas do prédio permitirão que a iluminação se estenda até a calçada, criando uma sensação de dinamismo e acolhimento para quem passa pelo local.
Com sua história fascinante e sua transformação em andamento, o Xtay Cais Rooftop foi o primeiro projeto aprovado em conformidade com as novas diretrizes do Plano Diretor do Centro Histórico de Porto Alegre. O empreendimento também foi o escolhido na categoria Empreendimento Retrofit da 27ª edição do Sinduscon Premium. “A avaliação minuciosa das estruturas, as soluções de engenharia para adequar aos novos usos, os licenciamentos, uma arquitetura conectada ao futuro, respeitando a memória, tudo isso, somado a relevância desse prédio, com tantas histórias, de frente para um dos principais cartões-postais da capital gaúcha, vem para ressignificar a percepção e a interação das pessoas com o lugar”, finaliza Gabriel