O DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, realizou um estudo sobre o mercado imobiliário de Goiânia (GO) o qual constatou que o perfil do público com maior interesse em adquirir imóvel na cidade é composto por pessoas do sexo feminino (58%), casadas (56%), com filhos (73%), pet (61%), ensino superior completo (72%) e média de idade de 47 anos. Os dados foram divulgados durante o Conecta Imobi On The Road Goiânia, encontro promovido pelo Grupo OLX, que aconteceu na capital goiana nesta terça-feira (12/11).
“Goiânia apresenta uma dinâmica imobiliária singular, com 83% dos interessados na compra de imóveis pertencendo à população economicamente ativa – acima da média nacional – e uma alta concentração de funcionários públicos, que representam 38% dos compradores, tornando a cidade a terceira capital com maior presença de servidores nesse perfil. Esse padrão de demanda reflete um desejo por estabilidade e segurança, com preferência por apartamentos padrão, motivação para sair do aluguel, além da valorização da estrutura do imóvel e da segurança do bairro como principais fatores na escolha do futuro lar”, revela Coriolano Lacerda, Gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do Grupo OLX.
Quando questionados sobre a área de lazer do imóvel a ser comprado, os entrevistados responderam que preferem itens como churrasqueira (43%), piscina externa (41%), academia (37%) e salão de festas (35%), sendo que 38% dos respondentes realizará a primeira compra de um imóvel e 36% pretende se mudar para a nova morada em até 3 meses.
O levantamento do DataZAP avaliou ainda o público que busca imóvel para alugar. Nesta categoria, as mulheres também são a maioria, representando 66%. Metade das pessoas são casadas, têm filhos (57%), pet (51%) e ensino superior (60%). A média de idade é de 41 anos e 93% dos entrevistados fazem parte da população economicamente ativa, sendo assalariado registrado a principal ocupação desse público, com 34% dos respondentes. Já os itens de lazer favoritos são piscina externa e academia (ambos com 41%), churrasqueira (30%) e espaço gourmet (25%).
“Assim como no mercado de locação em geral, a principal motivação para alugar um imóvel em Goiânia é a proximidade do trabalho (40%). Esse fator é típico de transações de locação, que costumam ter menor duração e valor, e revela uma busca por maior qualidade de vida, facilitando o acesso a comércio, serviços e lazer a distâncias curtas. Além disso, 22% dos entrevistados mencionaram a mudança de cidade ou estado como o motivo para alugar, enquanto 20% apontaram a segurança da região como prioritária. Diferentemente do mercado de compra, a locação em Goiânia apresenta uma proporção significativa de locatários da Geração Y (31%, em contraste com 18% no perfil de compra), embora a Geração X ainda seja majoritária (47% comparado a 58% no cenário de venda)”, observa Lacerda.
Oferta e demanda – Venda
Além de avaliar os desejos dos consumidores, o estudo também analisou dados de mercado, a fim de entender se a demanda tem sido atendida pela oferta de imóveis na cidade. Um dos destaques nesse sentido é a questão dos preços. Enquanto o tíquete médio da maioria dos compradores é de R$ 225 mil a R$ 350 mil, a maior parte dos imóveis usados disponíveis custam entre R$ 500 mil e R$ 750 mil ou acima de R$ 1,5 milhão. Outra discrepância observada no mercado é a área útil, com maior busca por imóveis de 60 a 90 m² (42%) e 45 a 60 m² (19%), enquanto a oferta corresponde a 29% e 9%, respectivamente.
“Há mais imóveis com valor acima de R$ 1,5 milhão do que pessoas com esse tíquete (23% versus 6%). Identificamos também uma oferta muito maior de imóveis com metragem superior a 150 m² (28%) do que a demanda (10%). Por outro lado, tipologias de dois dormitórios têm mais interessados (30%) do que ofertas (25%), o que demonstra escassez de apartamentos padrão no mercado imobiliário de Goiânia diante da alta procura, assim como uma oportunidade para construtoras e incorporadoras que atuam na região”, comenta o especialista.
Por outro lado, há um alinhamento entre quatro dos cinco distritos com imóveis mais anunciados na capital goiana, que também estão entre os mais desejados pelos futuros compradores: Bueno, Oeste, Jardim Goiás e Parque Amazônia.
Oferta x Demanda: Venda – Goiânia
Oferta e demanda – Locação
O mercado de locação também enfrenta maior demanda do que oferta por imóveis de dois dormitórios (48% versus 36%). Quando avaliada a metragem mais buscada, de 60 a 90 m², há uma diferença de 5 pontos percentuais entre as buscas e a oferta, mas na segunda mais buscada, de 45 a 60 m², a diferença é de 8%, com mais interessados por essa tipologia do que a disponibilidade de anúncios. Em relação aos valores de aluguel, a maioria pretende pagar até R$ 2.000 mensais, sendo que a maior parte dos imóveis anunciados têm tíquete médio entre R$ 3.000 e R$ 4.000.
Oferta x Demanda: Locação – Goiânia
Em relação aos distritos mais procurados, Pedro Ludovico/Bela Vista/Jardim das Esmeraldas e Leste Universitário sequer constam entre as regiões mais anunciadas, enquanto Bueno e Jardim Goiás lideram tanto nas buscas quanto nas ofertas.
Metodologia
A pesquisa quantitativa foi realizada pelo DataZAP por meio de questionário online estruturado e de autopreenchimento, respondido por usuários dos portais ZAP Imóveis e Viva Real. O estudo recorrente analisou dados coletados entre outubro de 2021 e setembro de 2024), totalizando período de 36 meses. A amostra abrange público com interesse em comprar imóvel em Goiânia, somando 105 entrevistas, e interessados em alugar imóvel na mesma cidade, agrupando 287 entrevistas. A margem de erro para o total da amostra dos compradores é de 9.6 p.p., e para os locatários, 5.8 p.p.
Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.