O mercado imobiliário está em franca transformação. O conceito de morar bem mudou. São novos consumidores com um estilo de vida muito diferente dos que compravam imóveis na década passada. As expectativas deste novo consumidor são elucidadas em Campinas na quarta edição do Congresso SIMM Brasil, uma inciativa da Datastore, líder nacional em pesquisa de mercado imobiliário que acumula R$ 1 trilhão de VGV (Valor Geral de Vendas) nos últimos 30 anos. De acordo com o estatístico Marcus Araujo, fundador da empresa, a única tendência financeira para os lançamentos do setor imobiliário é a valorização por uma década. Por isso, a dica para o consumidor é – A hora de comprar é sempre agora.
O especialista afirma que uma evidência disso é a intenção de comprar imóvel residencial em 24 meses. O monitor Datastore, pesquisa sobre a demanda imobiliária nacional, mostra que 29,27% ou 11,6 milhões famílias no Brasil pretendem adquirir residência. “É praticamente o mesmo patamar de 2010, ano do boom imobiliário, quando 11,1 milhões famílias tinham intenção de compra em 24 meses”, salienta. Este patamar fez muita gente ganhar um bom dinheiro na época com a disparada de preço dos imóveis, enquanto outros amargaram prejuízo por adiar a compra.
Campinas tem uma das maiores demandas do Brasil
Araujo afirma que o Monitor Datastore mostra que em Campinas e região metropolitana a intenção de comprar imóvel residencial nos próximos 24 meses é de 31,5%. Supera, inclusive, a da região sudeste que está em 30,98%. Isso transforma a cidade, sua região metropolitana e todo o interior do estado no mais importante polo imobiliário do Brasil.
“Hoje 40% da demanda imobiliária residencial é de investidores que também têm um perfil diferente”, afirma Marcus Araujo. Em 2010, comenta, eram especuladores que compravam imóveis para ter retorno imediato. Hoje compram para alugar para a nova geração e ganhar com a valorização a médio prazo o que muda a configuração do mercado. “Nunca foi tão importante saber a hora de comprar e vender um imóvel”, comenta.
SIMM Brasil
Esta semana a empresa disponibiliza a pré-venda online da quarta edição do congresso, SIMM Brasil. A inciativa deve reunir em Campinas entre 360 e 400 participantes, formando a maior densidade de conhecimento por metro quadrado do mercado imobiliário, conforme vem acontecendo desde sua primeira edição em 2022. Araujo ressalta que o SIMM prioriza a profundidade do conhecimento, não a quantidade de participantes. Por isso, explica, as vagas são limitadas para gestores. O evento é voltado para construtoras, incorporadoras, imobiliárias, arquitetos e engenheiros que buscam atualização profissional para atender melhor a demanda do mercado. Traz informações e insights sobre administração, como integrar trabalho e residência, o que deve ter em um condomínio para agregar crianças e pets que hoje são determinantes na escolha do imóvel.
Palestrantes e temas
Segundo Araujo que é curador do evento e autor best-seller com 160 mil exemplares vendidos dos livros “Meu Imóvel, Meu Mundo”, “Meu Imóvel, Meu Mundo Kids”, “Meu imóvel, Meu Mundo Pets” e “Mentes Saudáveis, Lares Felizes” em coautoria com o psiquiatra Augusto Cury, o evento conta com grandes nomes do setor imobiliário. Reúne quatro palestrantes e 20 painelistas que trazem aos participantes as principais tendências do mercado imobiliários. Os palestrantes são:
Marcus Araújo – Codesenvolvedor do novo conceito de moradia Biosphere baseado no lifestyle do ator Cauã Reymond, e também curador da imagem de Romero Britto para empreendimentos imobiliários. Apresenta neste congresso a palestra “5/50 – O mercado Imobiliário Brasileiro mudará mais nos próximos cinco anos do que nos últimos 50 anos.”
Samy Dana – Economista e professor da FGV fala sobre “A macro economia 2025-2026 e o mercado imobiliário.”
Priscila Triska – Reconhecida como a empresária brasileira mais premiada dos EUA no setor imobiliário e CEO da BIS Entertainment traz ao congresso “O sucesso de vendas de imóveis na Flórida (EUA) aplicado ao Brasil”.
Diego Peres – Cofundador da SMU Investimentos e presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) apresenta “DREX na prática: o que muda na vida das empresas e dos consumidores do imobiliário”.
“Hoje os imóveis que mais atendem à expectativa do novo consumidor integram ambientes e dão a sensação de maior amplitude sem exigir grandes reformas que frequentemente superam o poder de compra do proprietário. Também estão em alta as “casas inteligentes” com automação de iluminação e climatização, controle de acesso e gestão de consumo”, finaliza.