Na compra de um imóvel diretamente com a incorporadora, diversas dúvidas podem influenciar a decisão do comprador. Entre as principais estão condições de pagamento e financiamento, custos adicionais, prazo de entrega e garantias oferecidas. Questões como possibilidade de personalização, taxas e impostos, valorização do imóvel e reputação da incorporadora também pesam na escolha. Do outro lado, incorporadoras que precisam se conectar com compradores, encurtar processos e oferecer um atendimento ágil e personalizado. A solução está na tecnologia. Morada.ai, uma startup especializada no uso de Inteligência Artificial (IA) para o mercado imobiliário, desenvolveu a Mia, uma IA que torna o atendimento digital em conversas fluidas e reais, solucionando as necessidades de todas as pontas.
Ao desenvolver a ferramenta, a Morada.ai alcançou números expressivos: em 2024, a empresa já atendeu mais de 700 mil de pessoas e trocou mais de 20M mensagens por meio da Mia . No ano passado, teve o crescimento de receita em 630%. A empresa também ajudou as incorporadoras a aumentar em até 83% a taxa de conversão de leads qualificados em compradores. Não à toa, a solução chamou a atenção dos principais players da América Latina, e recebeu um aporte de R$6 milhões, em uma rodada de investimentos liderada pela Nexus Empreendimentos, fortalecendo o potencial da tecnologia para transformar a experiência imobiliária.
Luis Veloso, cofundador e COO da proptech, explica que “Esse avanço não é apenas um marco financeiro, mas a confirmação de que nossa tecnologia está gerando impacto real para incorporadoras e compradores, tornando o processo de aquisição de imóveis mais eficiente e acessível. Estamos consolidando a Morada.ai como a principal referência em IA para o setor. Nossa expectativa de crescimento em 300% em 2025”, comenta Luis Veloso, COO da Morada.ai.
A startup dominou o mercado e já atende quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo gigantes como Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, Emccamp, One-DI, Morar, Canopus e VIC que utilizam a Mia em suas assistentes digitais, para conectar os consumidores ao setor imobiliário. Seu grande diferencial é que a Mia é uma agente conversacional generativa, onde há de fato uma conversa, diferente dos clássicos assistentes que trazem apenas fluxo de decisões programadas.
Como a Mia funciona? Entenda a solução da Morada.ai
A tecnologia permite que incorporadoras ofereçam um atendimento qualificado aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. Com capacidade de interpretar áudios e responder em diferentes formatos – foto, vídeo e texto –, a solução agiliza o processo de compra. Além de apresentar imóveis, também agenda visitas, simula financiamentos e planos de pagamento, auxilia na aprovação de crédito e coleta documentos, tornando a jornada do comprador mais ágil e eficiente.
“Para a maioria dos brasileiros, comprar um imóvel é uma decisão única na vida, mas a jornada é repleta de desafios. Muitos têm receio sobre a qualidade do atendimento, se as informações são confiáveis e, principalmente, sobre assumir um financiamento de 20, 30 ou até 35 anos. Ao mesmo tempo em que é o maior sonho do brasileiro – há décadas as pesquisas apontam a casa própria como prioridade – também é um processo cercado de inseguranças e incertezas. Nosso papel na Morada.ai é atuar justamente nesse cenário, oferecendo mais transparência e segurança para quem está tomando essa grande decisão.“, diz Ramon Azevedo, CEO da Morada.ai.
A tecnologia da Morada.ai centraliza informações de contatos vindos de portais, plataformas de anúncios, redes sociais e sites de incorporadoras, garantindo uma gestão mais eficiente. Integrada a sistemas de CRM, a solução atualiza dados em tempo real durante o atendimento. Além disso, a MIA acompanha clientes com crédito reprovado e resgata leads antigos, otimizando o trabalho dos corretores e aumentando as chances de conversão.
A Morada.ai e o setor de IA
O crescimento da Morada.ai e sua proposta baseada em inteligência artificial acessível reforçam a credibilidade da tecnologia no mercado imobiliário. Para Luis Veloso, a IA tem um papel fundamental na democratização do setor, mas exige uma visão realista sobre seu impacto. “Esse crescimento exige que olhemos para as potencialidades, mas também para os desafios, como os impactos econômicos, éticos e sociais que uma IA mais evoluída trará. Estamos testemunhando o início de uma nova era, onde cada passo adiante pode redefinir o que entendemos como tecnologia e até mesmo humanidade“, comenta.
Além do atendimento eficiente, a Morada.ai chama a atenção de investidores por suas raízes tecnológicas. Antes mesmo da inteligência artificial ganhar a popularidade atual, a partir do lançamento do ChatGPT, os fundadores já trabalhavam com grandes projetos de IA para empresas como Itaú, Porto Seguro, Coca Cola e C&A. O CEO, Ramon Azevedo, também foi sócio da Kunumi, startup adquirida pelo Bradesco em setembro do ano passado. Essa expertise que permitiu a criação da Mia, uma IA avançada que se diferencia de chatbots genéricos ao oferecer conversas naturais e personalizadas, sem depender de opções pré-definidas pelo usuário.
“Nossa experiência com IA vem de anos trabalhando em projetos de alto impacto para grandes empresas, o que nos deu a bagagem necessária para criar uma tecnologia realmente transformadora para o mercado imobiliário. A Mia não é apenas um chatbot, mas uma assistente inteligente que entende contextos, responde de forma natural e personaliza a experiência do usuário. Esse diferencial é o que nos coloca à frente na aplicação de IA no setor”, complementa Ramon Azavedo.
A proptech ainda mantém uma forte conexão com a UFMG, onde realiza pesquisa em IA generativa em parceria com o Departamento de Computação da universidade, continuando a evoluir sua solução e explorar novas fronteiras científicas. Essa é uma relação que mantém a startup na vanguarda das inovações tecnológicas para o setor imobiliário. Desde a sua fundação, a Morada.ai conta com o apoio de investidores que são referência do mercado imobiliário e ajudaram a empresa durante todo o processo de validação crescimento.
Sobre a Morada.ai – Fundada em 2021, é uma proptech pioneira no mercado imobiliário LATAM. Atende quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo as maiores do país, como Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, Emccamp, Morar, Canopus, One e VIC, gerando milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) mensal por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa. Sua assistente virtual, Mia, já atendeu quase meio milhão de pessoas e trocou mais de 12 milhões de mensagens. A Morada.ai é um spin-off da Kunumi, startup vendida ao Bradesco e seus fundadores já realizaram projetos de IA para corporações como McDonald ‘s, Itaú e C&A. Em 2024, recebeu aporte de R$ 6 milhões.