Mulher, geração X (41 a 60 anos), casada, com filhos, classe B e tutora de pet. Esse é o perfil médio da maioria das pessoas que pesquisaram por imóveis para compra em 2024, de acordo com pesquisa da 3ª edição do Anuário DataZAP, lançado pela fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, e que entrevistou 2.024 usuários que acessaram os portais do Grupo OLX na jornada de busca do imóvel.
De acordo com o levantamento, entre os que pesquisaram por imóveis à venda, 52% são mulheres e 48% homens. No que se refere à faixa etária, destaque para a geração X, que representa a maior parte do público entrevistado, com 51%.
A maioria dos respondentes (60%) é casado, mora junto ou têm união estável, e 65% têm filhos. O anuário mostra também que 59% pertencem à classe B, cuja renda domiciliar mensal tem mediana de R$ 7.512,54. O estudo ainda mapeou a presença de pets nos lares: entre os entrevistados, 61% têm animais, sendo 48% cães e 23% gatos.
Em 2024, o estudo constatou que as características do imóvel (32%), segurança da região (31%) e estrutura do imóvel (28%) são as principais motivações para a compra. “A segurança também é o principal quesito quando abordamos a localização. Para quase a totalidade do público (97%), é muito importante que o bairro seja seguro. Ter a facilidade de comércios próximos à futura moradia é valorizado por 77% dos compradores, enquanto a mobilidade é uma prioridade para 65% dos respondentes”, afirma Coriolano Lacerda, gerente de Inteligência de Mercado do Grupo OLX.
As preferências de quem quer comprar um imóvel
O Anuário aponta que, em 2024, a tipologia mais procurada foi o apartamento padrão (43%). Essa preferência é mais comum entre compradores da classe A (58%) e moradores das capitais (50%). Em seguida, aparecem casas de rua (34%), que agradam mais as gerações Z e Y (41%), aqueles que têm filhos (37%) e tutores de animais de estimação (41%).
Quanto ao tamanho, os imóveis mais procurados têm de 61 a 90 m². Com 41% das buscas, eles se destacam entre os mais jovens (48%) e interessados em apartamento padrão (50%). Já a metragem de 46 a 60 m² se evidencia entre os compradores da classe C (37%). Em relação à quantidade de dormitórios, unidades com 2 ou 3 quartos têm mais preferência, com 60% e 54% das escolhas, respectivamente. Propriedades com uma vaga de garagem foram as mais procuradas, representando 54% das respostas, seguidas pelas que têm duas vagas (32%).
A faixa de preço acessível é o aspecto mais relevante para 98% dos respondentes. O assunto finanças também aparece na abordagem de formas de pagamento, em que o financiamento imobiliário foi selecionado como o principal para 51%, sendo destaque entre as gerações Z e Y (77%), solteiros (60%) e indivíduos da classe B (57%). Por outro lado, 42% dos entrevistados considerariam adquirir um imóvel enquadrado em programas habitacionais como Minha Casa Minha Vida e similares, mesma porcentagem daqueles que têm a intenção de pagar 100% do valor à vista.
Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.