A tendência de apartamentos performados: alternativa de investimento ganha destaque com menor risco, maior liquidez e rentabilidade

Modalidade de investimento prevê que o investidor compre o imóvel já com o inquilino, proporcionando retorno imediato

 

De acordo com dados da Brain Inteligência Estratégica, a intenção de compra de imóveis atinge recorde no Brasil. A pesquisa, que foi realizada no segundo trimestre de 2025, relata que 49% dos brasileiros querem adquirir um imóvel nos próximos 24 meses – e a busca de oportunidades de investimento está entre os três principais motivos para o movimento. Já para o próximo ano o mercado imobiliário se prepara para crescer impulsionado principalmente pela combinação de ajustes regulatórios, uma expectativa de queda da taxa de juros, maior confiança do consumidor e evolução dos modelos de moradia

Entre as modalidades disponíveis estão os apartamentos performados, modalidade voltada para investidores que buscam renda recorrente com menor risco. Nesse sistema, o comprador adquire o imóvel com inquilino dentro e passa a receber o aluguel desde o primeiro dia após a conclusão da compra. 

De acordo com a Yuca, gestora especializada em imóveis residenciais para locação, essa nova tendência traz benefícios para ambas as partes. “Quando um investidor compra um apartamento performado, ele pula diversas etapas, como obra, anúncio e procura por inquilinos. O modelo passa a ser uma boa opção também para aqueles que estão iniciando no mercado de investimentos, já que possui menos risco do que outros modelos, já rendendo no primeiro mês da compra. É também uma ótima alternativa para investidores com carta de crédito, já que o aluguel cobre as prestações já na largada”, destaca Rafael Steinbruch, Head de Real Estate e cofundador da Yuca.

O movimento acontece em um cenário em que a demanda por locação também está em alta. O número de brasileiros vivendo de aluguel alcançou 46,5 milhões em 2024, representando 21,9% da população total e estabelecendo um novo recorde histórico, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pelo IBGE.

Ainda de acordo com o especialista, “Esse modelo permite mais previsibilidade ao investidor, uma vez que, desde o primeiro dia, o imóvel já está rentabilizando, ou seja, o valor do aluguel é o real e praticado, tirando incertezas como se haverá demanda por aquela região ou tipologia e sobre qual é o valor da locação. Na Yuca, o período médio de permanência é de 16 meses, garantindo ao comprador reajustes por inflação e estabilidade no fluxo de caixa. “, finaliza Steinbruch.

Neste contexto, a Yuca tem se mostrado pioneira na venda desse tipo de unidade.  A empresa possui uma plataforma que integra tecnologia própria e gestão especializada, que garante que a transação seja feita sem fricção para o comprador, para o vendedor e para o inquilino. Através desta plataforma a Yuca cuida de todo o ciclo do imóvel, da obra para adaptar a unidade, listagem, análise de crédito e assinatura de contratos à cobrança, manutenção e relacionamento com moradores. Com isso, o investidor acompanha a performance do ativo de forma centralizada, enquanto a companhia simplifica a operação de locação para ambos os lados.

Além disso, a empresa é a única do mercado especializada em operar apartamentos Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP). Por meio de seu marketplace de locação, a Yuca proporciona liquidez aos imóveis, facilitando o aluguel de apartamentos prontos para morar em mais de 40 bairros de São Paulo, além do Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Atualmente, a gestora administra mais de 1.700 unidades em 250 edifícios.

Sobre a Yuca:

A Yuca, gestora especializada em imóveis residenciais para locação, possui uma plataforma completa com tecnologia própria focada no investidor de imóveis residenciais para renda. Atendendo desde pequenos investidores até grandes instituições e incorporadoras, a Yuca oferece uma solução completa que engloba adaptação do imóvel, gestão da locação, administração profissional e mapeamento de novas oportunidades, tudo para maximizar a rentabilidade do portfólio sem complicações para o investidor. A empresa é a única do mercado especializada em operar apartamentos Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP). Por meio de seu marketplace de locação, a Yuca proporciona liquidez aos imóveis, facilitando o aluguel de apartamentos prontos para morar em mais de 40 bairros de São Paulo, além do Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Atualmente, a gestora administra mais de 1.700 unidades em 250 edifícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *