Enquanto diversos setores econômicos ajustam o ritmo no início do ano, o mercado imobiliário costuma começá-lo em movimento. Geralmente, o início do ano marca um período de decisões e novos projetos para os brasileiros, e a busca por um novo lar aparece entre as prioridades. Segundo dados do DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, esse cenário se reflete no aumento de 30% da procura por apartamentos para alugar e de 14% para comprar.
“O primeiro trimestre do ano, segue sendo a janela mais estratégica para anúncios imobiliários, tanto para venda quanto para locação. O movimento combinado de menor concorrência com demanda mais aquecida durante o período resulta em um aumento de 36% na eficiência em leads por anúncio, o que amplia significativamente as oportunidades de negócio”, comenta Coriolano Lacerda, gerente de Inteligência de Mercado no Grupo OLX.
Quando separados os mercados de compra e locação, o que se percebe é que os cliques em anúncios de aluguel se destacam ainda mais, superando a média dos demais meses em 35%. Já entre os anúncios de venda, os leads são 20% maiores. “Esses dados reforçam o ganho de performance com menos concorrência no primeiro trimestre, que favorece a construção antecipada da jornada de quem deseja comprar o imóvel, aumentando as chances de fechar negócio ainda no mesmo ano”, afirma.
Distribuição de anúncios por mês nos portais imobiliários: Venda
Distribuição de leads (visualizações e cliques) gerados por mês nos portais imobiliários: Venda
Distribuição de anúncios por mês nos portais imobiliários: Locação
Distribuição de leads (visualizações e cliques) gerados por mêsnos portais imobiliários: Locação
Entretanto, ao longo do ano, quando a oferta aumenta, a demanda tende a cair, com os meses entre agosto e outubro concentrando o maior volume de anúncios e tornando esse período o mais competitivo: agosto, historicamente, lidera a oferta de imóveis à venda; enquanto setembro se destaca na locação. Por isso, a maior competitividade no segundo semestre acaba reduzindo a eficiência dos anúncios, exigindo mais esforço comercial para gerar cliques e visualizações no mesmo patamar do início do ano.
“Mesmo com crescimento da oferta no início do ano nos últimos ciclos, como alta de cerca de 7% desde 2023, impulsionada pela campanha ‘Melhor Mês para Anunciar’, o período segue oferecendo o melhor equilíbrio entre oferta, demanda e performance”, observa o especialista.
Para o levantamento, o DataZAP analisou o comportamento de anunciantes e usuários dos portais ZAP e VivaReal, entre 2022 e 2025, considerando anúncios disponíveis, visualizações e usuários que manifestaram interesse em comprar e alugar apartamentos.
Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.