Existem várias formas e ferramentas de gerar valor para a sua marca, mas o primeiro passo é o autoconhecimento. Ter clareza de quem você é, em que você tem facilidade e se destaca, como também ter consciência dos pontos que você ainda precisa evoluir, é o ponto de partida para expressar seus valores com autonomia, autenticidade e honestidade.
O branding pessoal, que é a gestão da marca pessoal, vai além de ter um logo bonito ou um cartão de visitas diferente. É a soma de você como um todo, todas as suas relações, conexões emocionais e promessas que você faz ao seu público.
Os seus clientes definem a sua marca, mas é você o proprietário dela. Você controla a sua identidade, seus clientes controlam a sua imagem. E é por isso, que hoje, o branding não é opcional, é essencial, assim como autoconhecimento.
Uma ferramenta de marketing que é muito utilizada no meio corporativo, é a matriz SWOT, que ajuda a identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da empresa e do cenário em que está inserida. É uma forma eficaz de começar a traçar um planejamento estratégico para as ações de marketing e comunicação.
De uns tempos para cá, a análise SWOT está sendo utilizada também por profissionais que estão enxergando a sua marca como um negócio e praticando ações mais estratégicas e assertivas para gerar valor para a sua marca pessoal.
O objetivo dessa ferramenta é se conhecer melhor, identificar habilidades e competências, assim como os atributos em que precisa se desenvolver.
Se questione. São as perguntas certas que levam às respostas que direcionam e o quadro acima, traz sugestões de perguntas que podem te ajudar.
Toda essa análise sobre você mesmo, vai te ajudar a ter plena consciência das suas diferenças como marca pessoal e dos pontos que você precisa se desafiar e evoluir.
Agora, é necessário avaliar também o ambiente externo, no seu caso, o mercado imobiliário.
Não basta identificar as suas características e a realidade em que está inserido no mercado imobiliário, você precisa sustentar, planejar e executar a estratégia para se fortalecer como profissional e consequentemente, como marca.