NÃO REALIZAR ESTUDO DO SOLO
O estudo do solo é um requisito prévio para o projeto de qualquer obra independente do seu porte. Conhecer a formação geológica do local, rochas, solos e minerais, bem como a verificação da presença e posicionamento do lençol freático, são fatores fundamentais. Os estudos são indispensáveis para garantir a necessária condição de segurança e economia.
Você vai executar um empreendimento de grande porte, de custo elevado e com uma complexibilidade maior, os diversos projetos necessitam desses dados para serem realizados de forma adequada e com informações precisas para execução.
Eu sempre conto a historinha da cirurgia, é como comparar uma cirurgia cardiovascular de alta complexibilidade, alto risco e o médico não realizar nenhum exame, ele vai despreparado pra mesa de cirurgia, torcendo para encontrar poucos reparos, ou vai preparado de mais, com uma equipe maior do que era necessário e com mais instrumentos que possa utilizar.
Você acha que vai economizar, mas o custo desses estudos é muito pequeno, irrisório em frente aos projetos que provavelmente vão ser superdimensionados, fora as surpresas que você pode encontrar na execução, imagina encontrar um afloramento rochoso, um nível de lençol freático muito superficial que você não previa, o custo será muito mais alto do que você havia previsto.
O custo deste serviço será rapidamente revertido em benefício da obra e na economia que obterá no dimensionamento dos projetos, evitando desta forma o desperdício de material, pelo super dimensionamento, por não conhecer as condições do subsolo.