Menciono sempre como a vistoria é extremamente importante e determina a conclusão de um PTAM.
Um dos pontos a observar na vistoria do imóvel é o uso a que está destinado e a hipótese de uma possível mudança. A avaliação do imóvel vai muito além de apurar o valor de mercado. É possível também verificarmos qual é a melhor e mais rentável forma de uso a que o imóvel se destina para assessorar nosso cliente em seus investimentos, dependendo da finalidade do PTAM.
De olho nas imediações, conseguimos ver as potencialidades e viabilidades econômicas analisando a vizinhança e o contexto urbano.
Claro que um apartamento é muito raro a destinação para outros fins de uso a não ser o residencial, assim como transformarmos uma sala comercial em residência. Porém temos situações em que o imóvel tem um baixo valor de mercado se for destinado para uso residencial e um maior ganho se for adaptado para uso comercial.
Imagine uma casa situada num centro urbano, em oferta para aluguel há muito tempo no mercado sem sucesso, um valor médio de aluguel dentro do praticado nas redondezas.
Em vistoria é constatado que este imóvel tem pouca procura para aluguel residencial devido a movimentação de seus vizinhos que são prédios comerciais de grande fluxo, observou-se poluição sonora no local o que faz com que afaste os interessados na locação.
Num primeiro momento, na perícia inclusive, faz total sentido a desvalorização do imóvel em se tratando de uso residencial porque há perturbação do sossego o que é uma variável negativa e impacta diretamente no seu valor de mercado.
Por outro ângulo, verifica-se a possibilidade desta casa ser adaptada e transformada para uso comercial que seria facilmente absorvida pelo mercado por integrar-se aos prédios vizinhos com oferta de negócios compatíveis.
Algumas reformas e adaptações podem ser de baixo custo em relação ao ganho na valorização deste imóvel.
Muitos investidores usam desta prática para investir em imóveis. Compram imóveis que possam estar desvalorizados devido ao seu uso inadequado que pode ser melhorado. Quanto mais conhecimento e experiência nas avaliações, mais aguçado estará nosso feeling para assessorarmos nossos clientes nestas transações.
CRECI/RS 33.656
CNAI 799
Graduada em Tecnologia em Gestão Imobiliária pela ULBRA/RS
Perita Judicial Avaliadora de Imóveis e Assistente Técnica há 12 anos
Palestrante
Mentora de Peritas Avaliadoras de Imóveis