Muito se vê circularem no meio digital tabelas determinando fatores ou percentuais de valorização do imóvel conforme sua localização, vista, orientação solar (face norte, principalmente), segurança e outros pontos.
Trago aqui a orientação solar para analisarmos. A famosa procura pela face norte pelos compradores, muitas vezes influenciados pelas buscas na internet.
Nosso Brasil é um país tropical, com picos de calor extremo em várias regiões.
No Sul onde temos mais ondas de frio e umidade, face norte quando predominante é excelente. Sol durante quase todo dia principalmente no inverno, controlando a umidade, evitando mofos e mantendo uma temperatura agradável dentro dos ambientes.
Mas imagine uma casa litorânea, ou no Nordeste mesmo, será que esta face norte será tão valorizada quanto no Sul do país? Não mesmo, concorda?
Nestas regiões os ambientes ficam mais abafados e resultam em custos mais altos da moradia, além do desconforto. Se pensarmos na conta de energia elétrica, por exemplo, que fica ainda mais alta pelo uso excessivo do ar condicionado para controle da temperatura elevada que ficam nas paredes em contato direto com o sol. Um imóvel com face leste predominante (sol da manhã) reduziria significativamente este gasto e o conforto térmico natural será muito mais agradável.
Então, cada região tem suas particularidades. Não temos percentuais determinantes que podem ser aplicados em todas as situações. Estas variáveis são definidas conforme o estudo do mercado local e suas demandas.
Avaliadores experientes já tem a sua tabela estimada conforme a região em que atua e você, corretor, que está se especializando, pesquise as condições da sua região que irá chegar ao percentual ideal a aplicar nas suas avaliações.
CRECI/RS 33.656
CNAI 799
Graduada em Tecnologia em Gestão Imobiliária pela ULBRA/RS
Perita Judicial Avaliadora de Imóveis e Assistente Técnica há 12 anos
Palestrante
Mentora de Peritas Avaliadoras de Imóveis