Quantas vezes paramos para admirar aqueles jardins maravilhosos, com espaços bem distribuídos e sentimos tranquilidade por ali estar. Não é verdade?
O paisagismo é mais do que inserir plantas ao ambiente externo ou interno. Ele é responsável por dar vida e renovar os ambientes em que estamos inseridos, recriando o sistema natural em que vivemos.
Um estudo que envolve muitas técnicas para criar ambientes confortáveis e sustentáveis na maioria dos casos, onde são considerados: solo, clima, botânica, entre outros.
O paisagismo, quando significativo, deve ser analisado e avaliado a parte ao apurar o valor de mercado do imóvel.
Esta técnica traz muitos benefícios para as pessoas que vivem ao seu entorno, como: bem-estar, purificação do ar, estimulação da criatividade com a exposição ao verde e as cores vivas das plantas, além de conforto térmico.
Além destes pontos benéficos é importante verificar a construção (benfeitorias) envolvida pelo paisagismo, de que forma ele está beneficiando o imóvel em si. Por vezes, a edificação pode estar com problemas de infiltração ou umidade que podem impactar negativamente. Imprescindível que estejamos sempre atentos aos detalhes.
CRECI/RS 33.656
CNAI 799
Graduada em Tecnologia em Gestão Imobiliária pela ULBRA/RS
Perita Judicial Avaliadora de Imóveis e Assistente Técnica há 12 anos
Palestrante
Mentora de Peritas Avaliadoras de Imóveis