Nem tudo é sobre dinheiro. Alguns negócios rendem mais em exposição positiva e conversão do que qualquer valor pago. Desde que o marketing começou a ser aplicado, a estratégia é sempre o que mais contou. E nos tempos de internet, mídias sociais, novas tecnologias como o Chat GPT se desenvolvendo, o marketing tem se transformado de forma exponencial e quem melhor lê e traz isso a seu favor, tem lucrado e tido visibilidade de forma espontânea e de forma estratosférica. E a Rihanna é a bola da vez.
A cantora de Barbados é o tema mundial depois de sua apresentação no Super Bowl, e a especulação é que ela não recebeu nenhum cachê para a performance. Além de cantar suas músicas e anunciar sua segunda gravidez oficialmente, os números impressionam e mostram como não ter recebido pelo show, não deixou de gerar visibilidade, o que nos tempos de hoje é o mais importante. A apresentação teve 118 milhões de espectadores, mais do que o próprio jogo, sendo a segunda maior audiência da história em um show da final da NFL.
Nesse caso, a liga americana e a própria cantora tiveram uma situação ganha-ganha .
Mas isso vai além, a Rihanna teve um aumento de 640% de streamings no Spotify, 331% na Apple Music e 22 de suas músicas estão entre as 200 mais ouvidas. E mais, a Fenty Beauty, sua marca de maquiagem, ainda teve um aumento de 833% nas buscas e ganhou mais de US$5mi em valor de mídia.
E esse valor de exposição é ouro nos tempos de hoje, pois revela a atenção e o engajamento do espectador. Estamos na era da economia da influência, no qual pessoas e marcas possuem seus próprios veículos de comunicação. E as marcas, quaisquer delas, entenderam que elas são influentes em suas parcelas e têm sua própria audiência como ativo importante.
Por isso, essas colaborações estão acontecendo cada vez mais, como forma de penetrar em mercados e audiências que antes não se atingia ou mesmo para reforçar sua influência e relevância.
No entanto, a forma de fazer isso acontecer é trabalhar com o longo prazo, entender a plataforma, as marcas, a audiência e ter consciência do posicionamento de ambas as partes, mas principalmente se manter autêntico.
Como é o caso da Rihanna com a NFL, também ocorreu com a influenciadora italiana Chiara Ferragni, que foi apresentadora do Festival de Sanremo e fez um manifesto feminista pela sua vestimenta da Dior e Schiaparelli. A influenciadora brasileira Boca Rosa e o cantor Rodolfo, ao participarem do Big Brother e alavancar a venda da própria marca de cosméticos e do lançamento de novas músicas respectivamente, também são bons exemplos de que pagamento não é melhor do que visibilidade em determinadas vezes.
É necessário que cada pessoa consiga se destacar pelos seus elementos únicos e se conectar com pessoas por essas plataformas. E isso acontece no mundo real também, com o chat GPT ele cria, organiza de forma mais inteligente e estruturada textos, mas o que uma pessoa traz de diferença é a autenticidade, sua humanidade, a forma, o estilo. Porque no final, marketing e exposição é se conectar e impactar outras pessoas.
Chris Taveira é uma profissional graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás, e possui diversas especializações em instituições renomadas, como Harvard e Columbia.
Ela já atuou como diretora de marketing e sócia de um grupo franqueado da Rede Burger King, além de ter sido consultora de marketing para empresas e governos, inclusive para a ONU. Chris é também palestrante e investidora-anjo no Brasil e no exterior.
Em 2020, fundou a Rocket Estratégia Digital e atualmente é CEO do Grupo llimitz, com braços como Ilimitz Edu – edtech que utiliza educação e marketing digital para transformar o mercado imobiliário, e Agência Ilimitz – especializada em lançamentos de infoprodutos digitais e recentemente eleita pela Hotmart Brasil uma das 15 maiores agências de lançamento do país.