Ao colocar um imóvel à venda, o proprietário pode optar por dar exclusividade a uma imobiliária ou corretor de imóveis. Isso significa que, durante o período de exclusividade, o imóvel só poderá ser vendido através daquela imobiliária ou corretor.
No entanto, isso não significa que o proprietário ficará na mão apenas de uma empresa ou profissional, pelo contrário!
Muitas pessoas acreditam que a exclusividade do imóvel é do corretor ou imobiliária que o recebe. No entanto, isso não é verdade. A exclusividade do imóvel é dos serviços imobiliários que o comprador contrata, mas todos podem vender o imóvel em parceria através da gestāo daquele profissional que o vendedor tem confiança.
A real finalidade desta contratação é garantir que os serviços serão entregues com muito empenho, zelo e diligência para que o profissional consiga expor este produto no mercado e outros corretores de imóveis ou empresas o ajudem a encontrar um potencial comprador no menor tempo possível.
Se isso não acontece, o imóvel demandará muito mais tempo para ser absorvido ou talvez nem seja, pois deixando com muitos profissionais sem compromisso, ninguém vai se empenhar e criar compromisso de investir em um imóvel que amanhã pode ser vendido por outro profissional.
Ou seja, um péssimo negócio para quem precisa vender, pois este não tem alguém comprometido a investir no que é necessário para expor o imóvel no mercado e defender seus interesses. “Isso acaba criando uma desunião profissional em vez de criar uma força-tarefa de venda”.
O corretor de imóveis precisa se qualificar para saber mostrar os benefícios de uma exclusividade. Sem isso, ele não cria previsibilidade de ganhos, pois não tem um contrato e não vai se empenhar investindo dinheiro para o resultado ser alcançado tanto para ele quanto para o dono do imóvel.
O corretor ou imobiliária que recebe a exclusividade do imóvel é o responsável por intermediar a venda do imóvel. Ele é quem vai realizar todas as tarefas necessárias para encontrar um comprador, como:
Avaliar o imóvel dando uma precificação correta do valor de mercado;
Preparar o imóvel para venda;
Contratar serviços profissionais para a exposição máxima de divulgação do imóvel;
Divulgar o imóvel entre parceiros;
Realizar visitas e acompanhar fazendo a gestão de parceiros e clientes para proporcionar fechamento;
Negociar o preço, pois ele é o profissional que tem detalhes sobre as necessidades do proprietário;
Encaminhar o processo de compra e venda ao cartório, acompanhar e finalizar todos os detalhes.
Para realizar todas essas tarefas, o corretor ou imobiliária precisa investir tempo e recursos que nāo sāo baratos hoje e requer também especialidade . Ele precisa conhecer o mercado imobiliário, saber como divulgar um imóvel elaborando um plano de ação para cada tipo de imóvel e como negociar com compradores.
Por isso, a exclusividade do imóvel é uma forma de garantir que o corretor ou imobiliária se empenhe na venda do imóvel. Ao ter a certeza de que receberá a comissão inteira ou metade dela e tem um contrato onde o obriga a investir no imóvel e tem tempo certo para isso acontecer, o corretor ou imobiliária estará mais motivado a trabalhar com o imóvel e a encontrar um comprador.
Além disso, a exclusividade do imóvel também ajuda a expandir o alcance do produto. O corretor ou imobiliária pode divulgar o imóvel para uma rede maior de contatos, incluindo principalmente outros corretores. Isso aumenta as chances de encontrar um comprador para o imóvel.
No entanto, é importante lembrar que a exclusividade do imóvel é um contrato entre o proprietário e o corretor ou imobiliária. Se o proprietário não estiver satisfeito com o serviço prestado prometido, ele pode rescindir o contrato e dar exclusividade a outro corretor ou imobiliária.
Dica ao proprietário: Acompanhar através de feedbacks constantes todo o processo de oferta do produto diante a tudo que o corretor prometeu fazer para ele antes de contratar o serviço. Isso é o que garante com que este profissional esteja disposto em compartilhar com outros profissionais o produto para o não engessar a oferta do imóvel. O pensamento, postura e ações deste profissional ou empresa deve ser de abundância e não de escassez. E estar acompanhando o processo é uma forma de saber se isso está acontecendo. Caso contrário, o vendedor tem todo o direito de rescindir o contrato de prestação de serviços imobiliários.
Conclusão
A exclusividade do imóvel é uma ferramenta importante para garantir o sucesso da venda de um imóvel. Ao dar exclusividade a um corretor ou imobiliária, o proprietário está garantindo que o imóvel será bem representado no mercado e que terá mais chances de ser vendido.
Gestor imobiliário de formação com 15 anos de experiência no mercado imobiliário no litoral do Paraná. Wesley Nonis é referência em imóveis de médio e alto padrão e especialista no desenvolvimento de grandes empreendimentos onde auxilia grandes incorporadoras a encontrar os melhores negócios. Hoje além de gestor de sua imobiliária a RE/MAX Grupo Costa Leste que é líder mundial em transações imobiliárias e fica localizada no Balneario Caiobá. Dedica sua vida em ajudar pessoas a construir uma carreira de sucesso no mercado imobiliário através de seus ensinamentos e coaching com metodologias na experiência e resultados e dentro de um modelo de negócio que é líder de mercado