Estamos a alguns poucos dias da eleição presidencial, e tenho visto vários donos de imobiliárias e corretores preocupados com o cenário político, e o que isso pode trazer como consequência para o mercado imobiliário, ainda em 2022.
Sou sincero e entendo as incertezas, principalmente em um cenário político tão polarizado e dividido como o de hoje.
Mas me dediquei neste blog a escrever algumas coisas que realmente penso e acredito sobre o mercado, e também um dado bastante interessante e concretos de pesquisa:
De acordo com uma pesquisa do think tank Amazonita Clube, a expectativa é de que o mercado imobiliário brasileiro cresça em 2022.
Então baseado nesse dado, ainda que de forma moderada, as pessoas estão confiantes em um crescimento do mercado.
E quando a maioria quer meu amigo(a) leitor, ninguém segura!
Você está em que faixa percentual da pesquisa acima? Reflita..
Já sobre minhas convicções, a primeira coisa que eu preciso trazer à mesa é que a instabilidade e insegurança atual não se devem somente à eleição de 2022 em si.
Precisamos colocar nessa balança eventos como: período pós-pandemia mundial, guerra entre Rússia e Ucrânia, Copa do Mundo de futebol, alta na inflação, subida rápida da taxa básica de juros, e alta nos custos de materiais de construção.
Então perceba que não podemos analisar somente a questão eleitoral e creditar a isso todas as suas incertezas ou insucessos.
Um ponto que na minha concepção traz bastante tranquilidade, é que os dois candidatos que lideram as pesquisas já governaram e governam o país.
Logo, eu sei bem o que esperar em qualquer um dos dois cenários de vitória, e já venho preparando planos de ações específicos para cada um desses cenários.
E eu não sou diferente de você.
Qualquer um pode e deve fazer isso!
Na minha visão, ambos os lados têm vantagens e desvantagens quando falamos de mercado imobiliário, e como eu só controlo as minhas ações, concordando ou não, eu me adapto para o que venha a acontecer nos próximos anos.
Isso não significa que será fácil, ou que eu seja super otimista.
Mas eu sempre digo que você precisa fazer sua parte, e dentro do possível, tentar antecipar alguns movimentos de mercado, preparando-se para eles.
Fazer alguma coisa é infinitamente superior a não fazer nada, ou a apenas reclamar.
Dito isso, eu te pergunto mais uma vez leitor:
Quem é você no mercado imobiliário baseado na pesquisa acima?
Te vejo nas minhas redes sociais ou nos próximos conteúdos.