A mentalidade digital na jornada de compra do imóvel

Quando você ouve “Qual é o perfil do seu cliente?” para a tomada de ações em campanhas de marketing, você responde a essa pergunta com base na intuição, na observação ou em dados?

Muito se fala sobre a era do excesso de informações que estamos presenciando, mas será que estamos utilizando todo esse conhecimento em prol da assertividade na tomada de decisões?

A maior habilidade que um profissional vai precisar desenvolver nos próximos anos é o aprendizado contínuo em sincronizar os diferentes polos do feeling e dados, do mundo on e off.

A tecnologia está cada vez mais avançada, mas o grande desafio é treinar a mentalidade digital já que essa é a realidade do presente e futuro.

 

A transformação digital nos relacionamentos

 Os principais meios de um casal se conhecer nos anos 70 eram através de amigos, família, bares, baladas e restaurantes. Hoje, os aplicativos de relacionamento já estão mudando essa conexão e com isso, o começo da história de muitas famílias.

O mesmo acontece com o relacionamento com o cliente.

Há alguns anos, os panfletos, jornais, cavaletes e placas eram a forma principal para um cliente conhecer um produto ou profissional, mas agora não dá mais para contar só com esse formato de mídia.

O cliente em um momento de pesquisa para compra de imóvel se nutre de informações no ambiente digital, explora as opções, fotos, vídeos, mapas e já analisa todo o produto com apenas alguns cliques.

A perspectiva da mentalidade dos clientes que buscam imóveis mudou, assim como a forma de pesquisar informações, se relacionar com o corretor, visitar e até mesmo adquirir um imóvel.

Ter mentalidade digital não é só sobre tecnologia e a robotização do fator humano, é proporcionar a conectividade e interatividade na jornada de compra do cliente, ter agilidade nos processos, usar dados para melhorar o relacionamento e ser relevante para o seu público.

 

Estratégia digital

 Quais os novos hábitos do cliente interessado em imóvel que precisam ser levados em consideração na hora de construir a sua estratégia digital?

 

1)      Multicanais:

Hoje o cliente está buscando informações em diferentes canais e plataformas, e a escolha desses multicanais costuma variar conforme o perfil do cliente.

Em vez de querer estar presente em todos os meios de comunicação ao mesmo tempo, invista em conhecer o seu cliente e se relacionar com mais qualidade.

Quais são as principais plataformas para a sua persona?

 

2)      Foco na experiência:

Comprar um imóvel é um investimento e o sonho de uma vida.

Ao desenvolver a jornada de compra do cliente, é importante levar em consideração todos os pontos de contato, desde uma conversa para tirar dúvidas por mensagens, a visita ao imóvel, a assinatura de contrato e o pós venda, seja presencial ou online.

Como você pode proporcionar uma melhor experiência ao cliente? Pensar em cada etapa da jornada de forma separada pode ajudar na elaboração de um plano de ação.

 

3)      Mais tecnologia:

As novas tecnologias podem melhorar o processo da jornada de compra do imóvel e consequentemente, a satisfação do cliente.

Os chatbots já ganharam espaço nos atendimentos e conseguem obter informações mais rápidas, trazendo praticidade e assertividade ao processo.

O CRM é uma ferramenta fundamental para entender a jornada do consumidor, unificando todas as informações, trazendo histórico e gerando mais insights para proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

A capacidade de analisar e usar as informações que a tecnologia proporciona é o que contribui para o sucesso da estratégia.

 

Um novo diálogo

 A transformação digital aproxima as marcas dos seus clientes e quanto mais desenvolvida a mentalidade digital, mais fácil se torna a sincronização entre os mundos digital e o analógico.

A chave é estar aberto para esse diálogo com o novo comportamento do consumidor e unir a força do feeling e dos dados para descobrir e proporcionar uma melhor experiência para o cliente.

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