Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online, que carregam informações conectadas.
É esse sistema que permite o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas, ou moedas digitais, mas as possibilidades de uso vão muito além das criptomoedas.
Ele funciona através de uma cadeia de blocos, onde cada um contém um arquivo e um hash, ou seja, um ID da transação, o que garante que as informações desse bloco de dados não foram violadas. Todo bloco criado contém sua hash e a do bloco anterior, criando uma conexão entre os blocos. É dessa ligação que surge o nome blockchain, corrente de blocos, em português.
Essa transação é extremamente segura, já que a rede não está centralizada em nenhum lugar e possui diversas camadas de proteção. Invadi-la é extremamente difícil. Pois quando o sistema reconhece que alguém está tentando invadi-lo, ele automaticamente trava em questão de segundos.
Cada vez mais negócios estão se apropriando dessa tecnologia, mas precisamos aguardar sua atuação na prática, para ver qual o real impacto da blockchain nas diversas possibilidades de sua utilização.
E já adiantando sua pergunta: O PIX usa Blockchain?
Não. O PIX usa uma estrutura centralizada que permite a comunicação entre as instituições participantes do PIX e o BC por meio de mensageria, que é uma tecnologia utilizada para integrar diferentes sistemas.