Como aplicar transformação digital na sua empresa

Nos últimos artigos, o tema tem sido a transformação digital. Já contamos para você o que é transformação digital, a sua importância, os benefícios que proporciona e os desafios que podem ser enfrentados, chegou a hora de saber como ela pode ser aplicada. Confira as nossas dicas!

 

Monte um planejamento

O planejamento vai ser a base de todas as fases de implementação da transformação digital nas empresas, independentemente do porte. O período de preparação da organização para receber as inovações pode ser um pouco mais longo, pois requer a consideração de diversos fatores, muito estudo sobre as tendências e uma profunda análise de negócio.

 

Avalie os processos

É necessário também avaliar quais são os processos atuais da empresa e quais alterações eles sofreriam com a transformação digital. O ideal é dar prioridade, de início, para os setores que precisam de mais otimização e dos que trariam um maior retorno com a inovação. As áreas de vendas e de marketing são algumas das que merecem mais visibilidade.

 

Desenvolva a cultura organizacional

Quais são os valores e a filosofia do negócio? Qual é a sua contribuição e comprometimento com a sociedade? Qualquer colaborador da empresa saberia responder a essas perguntas facilmente? Se a resposta é não, esse é um indício de que a cultura organizacional ainda não está bem desenvolvida.

Como visto, a transformação digital está intimamente relacionada com a cultura organizacional. Afinal, é preciso conhecer a empresa para saber quais são as ferramentas que vão beneficiá-la, assim como é preciso que todos os colaboradores consigam utilizá-las no dia a dia.

 

Busque o engajamento

Uma das responsabilidades de uma liderança atual é o engajamento com os objetivos da empresa. Além disso, quando a gestão é capaz de inspirar esse comportamento nos outros colaboradores, é muito mais fácil conseguir um negócio com setores integrados e com foco em alcançar os resultados planejados.

Uma estratégia para ter um time mais engajado é por meio do exemplo. Quando os líderes passam a fazer além do que falam, os colaboradores entendem como uma tarefa pode ser realizada. Além do mais, é muito mais fácil se motivar com ações do que com discursos.

 

Invista em tecnologias

Com tudo pronto, chegou a hora de investir nas tecnologias mais apropriadas para as decisões tomadas na aplicação da transformação digital nas empresas. Depois disso, é preciso que os clientes saibam das novidades implementadas no negócio. Nesse caso, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para informar e engajar o público.

Agora que você já sabe como começar a transformação digital na sua empresa, no próximo artigo vamos discutir o papel das tecnologias nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress