Apesar de ser um processo relativamente simples, poucas pessoas entendem de forma aprofundada como funciona a permuta de imóveis.
A permuta de imóveis é uma forma de contrato onde as partes entram em um acordo para, simultaneamente, realizar uma troca de bens de valor equivalente. Dessa forma, casas, apartamentos, terrenos e unidades que ainda serão construídas podem ser negociados com ou sem compensação de valores.
É importante deixar no radar que a comissão imobiliária está atrelada ao produto de venda, e não ao corretor de imóveis. Dessa forma, se 2 produtos estão envolvidos em uma negociação, automaticamente serão cobradas 2 comissões, sendo devido assim 6% sobre o valor de cada um dos imóveis negociados, a ser pago para o corretor responsável.
Cabe aqui esclarecer: os corretores de imóveis que conseguem fechar esse tipo de negócio para seus clientes têm grande mérito e foram bastante exigidos ao longo do processo, já que é um tipo de negociação extremamente trabalhosa (e que precisa trazer vantagens para ambos os proprietários).
O importante é determinar os valores dos imóveis de forma justa, deixando de lado o afeto que cada proprietário tem com a sua casa e estudando junto ao consultor imobiliário o valor de mercado de cada uma das propriedades.
Confira, as formas de realizar uma permuta de imóveis, e Vender+++.
Quer mais dicas de como se destacar na profissão? Me siga no Instagram @si.andreabarros, garanto que você vai compreender como Vender+ com informações de qualidade e bom humor.
Sucesso e bons negócios!